Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 24 de agosto de 2023

148 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Raimundo Alves de Menezes, Mundim do Sapo, era uma personalidade prestimosa. Talvez ninguém em nossa terra tenha sido tão virtuoso,  solidário e humano. Tio Mundim do Sapo era também o mais bem humorado dos Várzealegrenses.
Apesar de ter possuído muitos bens nunca se ligou à matéria. Numa determinada época residia em Crato e resolveu fazer uma visita ao filho, em Fortaleza.
As filhas não gostaram da ideia da viagem. Diziam: papai o senhor não conhece Fortaleza e o taxista vai rodar o mundo e cobrar um absurdo, o senhor deveria deixar para ir no inicio das aulas em Março quando nós vamos. Tudo girava em torno de uma possível exploração do taxista. Tio Mundim não quis conversa, foi à viagem.
Chegou a Fortaleza, desceu do ônibus na Rodoviária procurou o táxi mais luxuoso, o mais novo, um opala de Luxo, que brilhava por fora qual um espelho e por dentro nem se fala.  Entregou o endereço e rápido estava no destino. Pagou a conta e pediu um recibo para comprová-la.
De volta, já no Crato, as filhas perguntaram : quanto o senhor pagou do táxi? Sete reais.  Não pode, nós que conhecemos o trajeto pagamos 20 reais na ultima viagem que fizemos.
Mundim do Sapo disse : Aqui está o recibo! E, como foi isso?  Perguntaram-no. Eu entreguei o endereço ao taxista e disse: vá ligeiro que eu estou com uma diarreia lascada, se você demorar eu vou cagar o seu carro todo.
Daí por diante ficou por conta dele, não respeitou sinal, contra mão, nada.

Foto de 1936, dia do seu primeiro casamento com Ana Feitosa Bitu.



19 comentários:

  1. Amigo Enio Menezes.

    Não faltarão amigos e parentes para postar historias do Tio Mundim. Porem como sobrinhos eu lhe faço uma proposta. Eu faço uma postagem e voce outra. Vamos aproveitar este espaço para lembrar o nosso tio. Aí vai a primeira.Várzea-Alegre é a terra dos Raimundos, por causa de são Raimundo é claro. Um dia viajaram dois deles de Fortaleza para Várzea-Alegre: Mundim de Chico Luiz e Mundim do Sapo. A finalidade da viagem era levar uma camionete de André Batista de Menezes, sogro do primeiro. Conversa boa, lorota pra danar, estrada conservada motivo para aqui e acolá a velocidade ultrapassar o limite permitido. Num determinado ponto foram surpreendido por uma blitz da Policia Rodoviária Federal. Documentos do carro ok. Documento do condutor ok. Cinto de segurança também, estavam bem abrochados. Excesso de velocidade, problema. Mas como não tinha radar o Mundim de Chico Luiz teve argumentos. Mesmo assim o policial convidou para uma conversa com o chefe. Conversa vai, conversa vem, foram a cima, foram a baixo e depois de uma boa maçada Mundim de Chico Luiz já estava desdobrando o comandante da blitz. Nisso Mundim do Sapo se impacienta com demora, sai do carro, se aproxime do comandante e diz: graças a Deus vocês estavam aqui, vinha já me cagando de medo, com uma carreira de 180 km de Fortaleza pra cá. Não houve jeito a multa foi consumada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk matuto esperto, é o bicho mais sabido deste mundo.

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkl resolveu na hora........

      Excluir
  2. Morais,
    Seu tio Mundinho foi um homem de muita presença de espírito.
    Bom feriado para você, Nair e família.

    ResponderExcluir
  3. Morais,
    Mundim do Sapo demonstrou ser um verdadeiro demancha conversa de seu companheiro Mundin de Chico Luiz. Rindo muito das duas estórias.

    ResponderExcluir
  4. Morais,

    Alguns anos atrás, fomos: minha mãe, minha sogra, esposo e eu, de carro, até Assunción no Paraguai.
    Quando retornamos, já no noroeste do Paraná, final de tarde, resolvi comprar as duas últimas caixas de laranjas, dos vendendores na estrada. No dia seguinte continuamos a viagem. Em um posto policial vieram "averiguar" nosso carro, não havendo contrabandos, resolveram não nos deixar entrar no estado de São Paulo, com as laranjas. Fiquei chateda porque algumas amigas dos guardas passaram sorrindo dizendo que depois iriam voltar, claro, para pegar as laranjas. Tentei argumentar mas os guardas foram irredutíveis: com cascas as laranjas não poderiam entrar em SP.
    Fui apelar perguntei se havia algum cearense ou nordestino. Falei que era do Crato, conterrânea do Padre Cícero e, de repente, vários guardas estavam a ajudar a tirar as cascas da laranjas. Dentre os 100% salvaram-se 70% o que já foi razoável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atitude sem logica, esta dos guardas. Mas em se tratando de não chega nem perto, da autoridade, que acha que tem, tudo é possível.

      Excluir
  5. Maria Gloria.

    Tio Mundim residiu no Crato nas decadas de 50 e 60. A casa estava sempre cheia de gente da Varzea-Alegre. Uns para estudar, outros em passeio, e a maioria para tratamento de saude. Ele era primo legitimo de Dr. Macario e primo segundo de Dr.Humberto, medico era o que não fatava. Uma vez, uma mulher estava com um problema de intestino preso e o Dr. Humberto internou e passou um laxante. Como acompanhante tio Mundim duplicou a doze do remedio e encurtou o tempo entre uma dosagem e outra. Em pouco tempo a mulher se desmanchou. Não existiam fraldas nem´plasticos e foi uma meladeira só, merda ate nas paredes. Quando a enfermeira chegou não havia cristão que suportasse a inhaca, afinal eram 15 dias de material represado. A enfermeira se insurgiu contra Mundim que teve uma reação a altura. Dr. Humberto se aproxima e pergunou: O que é isso Mundim? Ele respondeu: Humberto, está precisando de sabão, agua e uns lençois limpos e ela só tem abuso como diabo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkll

      Excluir
    2. Estou ficando bem mais fã de Varzea Alegre que de Santana. Aquilo la, não tinha era nada......

      Excluir
  6. Como já falei, tio Mundim do sapo era um homem que não se ligava a volores materiais. Residiu em varias cidades, sempre no sentido de conduzir sua familia no caminho da educação, coisa que fez muito bem e foi muito bem sucedido. O que tem de Dr. descendente do Mundim não dá para contar. Nonato Rolim um critico e ironico perguntou para Mundim: Onde voce está morando agora? Mundim sentindo a perguntou lascou a resposta: Em Singapura, perto de Bostom e depois de Budapeste. Nonato ficou voando.

    ResponderExcluir
  7. Enquanto o Enio Menezes não aparece, eu vou me virando sozinho e vou registrando o bom humor do meu tio Mundim.
    Mundim do Sapo e o meu pai estavam levando um lero, em frente a loja do Senhor Candido Diniz, quando Antonio Primo se aproximou e perguntou: meninos, que familia pra ter doido essa de voces! Voces sabem dizer quantos doidos existem nas familias do Sanharol e do Roçado Dentro? Mundim coçou a cabeça e disse: O professor Zuza Bizerra era um estudioso de nossa familia, e, afirmou que falta um. Falta um pra que? Perguntou Antonio Primo. Pra completar o tanto de cachaceiros que tem na sua, respondeu Mundim.

    ResponderExcluir
  8. Mundim do Sapo chegou na casa do Sanharol, foi até a cozinha onde encontrou minha mae escorrendo uma qualhada para fazer um queijo de manteiga. Minha mae alem de sobrinho era tambem afilhada. Preparou um pouco de qualhada num prato e uma xicara com cafe para Tio Mundim. Enquanto ele degustava o meu pai se aproximou e disse: Mundim, dos netos de Jose Raimundo do Sanharol só restam dois, voce aqui em Varzea-Alegre e Ana Siebra de Brito em Crato. Mundim do Sapo observou: Jose pode avisar a Ana que pode ir na frente que eu ainda tenho muita coisa pra resolver na terra, eu não tenho pressa.

    ResponderExcluir
  9. Morais tou vendo que não dar pra te acompanhar n(rsrsr).Em uma dessas vindas de Tio Mundim a Fortaleza, encontrou-se um dia na praça do ferreira, naqueles trajes que sempre andava(calça de tecido e camisa branca ou azul bem clarinha).Um vendedor ambulante daqueles meio sabido disse...Vou já pegar um besta...Dirigiu-se a Tio Mundim e começou a propagar sobre a qualidade de um relógio que estava vendendo, dizendo que era isso, que era aqui, com aquela lorota toda, perguntou se ele não queria comprar, pois vendia baratim..Tio Mundim respondeu..Homi comprar não que eu não tenho dinheiro, mas se vc quiser podemos trocar......O vendedor chega arregalou os olhos imaginando "peguei um besta"...E perguntou oq o senhor tem pra nós trocar....E tio Mundim respondeu..Rapaz eu troco num coro de uma novilha que tá lá no inhamuns que morreu de tingui(rsrsrs)..Nesse momento o vendedor saiu chamando Tio Mundim de tudo que era nome..E ele ficou só rindo da situação, como quem diz......Procure outro besta, pra cima de mim n!!!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Meu pai viajou ao Crato para pagar uma promessa a Nossa Senhora da Penha. Na praça da Sé encontrou Mundim do Sapo com dois filhos pequenos Raimundo e João. Movimento medonho e Mumdin com um cuidado danado nos meninos. Dava um pouco de atenção a papai e o olho nos meninos. Daí ha pouco os meninos desapareceram e Mundim falou: Ze Andre quem anda com menino é como um juiz de fotebol, precisa ter muito cuidado já estão de Ofissaide. Sairam a procura e encontraram os dois tomando banho de roupa e tudo numa fonta que tinha na praça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkl puxaram direitinho....

      Excluir
  11. Num encontro com o sobrinho Raimundo Batista de Menezes(meu pai),Tio Mundim lhe fez uma solicitação.- Raimundo, você devia mandar umas três dessas vacas suas para o Crato. Assim eu ocupava os meninos pastorando-as e teria uma renda com o leite produzido. Em poucos dias as vacas chegaram ao Crato, tamanha era a consideração do sobrinho ao tio. Dois meses depois se encontraram e meu pai perguntou: tio Mundim como estão as vacas, estão ajundando? Estão muito bem respondeu. Eu as rebatizei-as, a vermelha chamo de boneca, a preta de pretinha e a branca de TORNEIRA. Qual a melhor das três? Perguntou meu pai fingindo não ter entendido a sua intenção. Torneira é claro, respondeu rindo. Quando dão 09 litros e precisamos de 10 litros TORNEIRA completa. As vacas apartaram, acabou o leite e ele procurou o sobrinho: Raimundo mande buscar as suas vacas e eu soube que TORNEIRA é de Jose Menezes(Tio Zé) e ele é meu afilhado, portanto vou vendê-la e fazer uma boa feira.srrsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Mundinho do Sapo apanhou um onibus rumo a Varzea-Alegre. Ao passar pelas primeiras poltronas deu de cara com duas senhoritas e falou: Bom dia, meninas bonitas! Quando se afastou uma delas disse: velho enxirido! Ele ouviu e respondeu sorrindo e mentiroso.

    ResponderExcluir