Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 20 de junho de 2023

079 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Pra tudo existe uma medida padrão. Para o comprimento é o metro, para o volume é o litro e para o peso o quilo.

Delfonso era a medida padrão da decência, honradez e caráter.

Ele sempre me deixava em dúvida. Eu não sabia o que era maior - Sua humildade ou sua inteligência. A humildade triunfou. Várzea-Alegre perdeu  um de seus mais ilustres filhos.

Delfonso certamente terá de Deus um olhar contemplativo de bondade e com certeza receberá o céu como prêmio por suas virtudes na terra.



3 comentários:

  1. Era admirado por todo varzealegrense. Muito competente na sua arte, ajudou a muitos jovens a continuarem com o seu oficio de pintar. Exercia a pintura com exímia e esmerada competência.

    ResponderExcluir
  2. Delfonso era extremamente espirituoso. Certa feita, uma vizinha mandou um pedaço de bolo pra ele e um dia depois perguntou : Gostou do bolo! Ele respondeu : Eu deixei em cima da mesa e no outro dia estava cheio de formigas. A vizinha perguntou novamente : Jogou fora! Ele. não tirei o óculos.

    ResponderExcluir
  3. Ildelfonso teve um grande trabalho humanístico no Sítio Panelas, onde nasceu, se criou e colaborou com campanhas de coletas financeiras, leilões, quermeces e disputas de "partidos" para edificação da apela de S. Francisco. Citei esses fatos no meu Livro "TROPEIRISMO NOSSO"

    ResponderExcluir