Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Neguin de João Lopes - Por A. Morais

Augusto Lopes, o conhecido “Neguin de João Lopes”, era desmantelado e meio. Gostava de uma fubuia danada e detestava trabalhar. Em 1969, o prefeito de Juazeiro do Norte concluiu o estádio municipal “O Romeirão” e, para inaugurar convidou a equipe do Cruzeiro de Minas Gerais, que tinha em seus quadros atletas como: Raul, Procópio. Piaza, Dirceu Lopes, Tostão, Natal e outros cobras. Quando a noticia da inauguração se espalhou o “Neguin de João Lopes” assuntou para dona Jovelina sua mãe: Minha mãe, resolvi seguir os conselhos do meu padrinho Zè André do Sanharol. Sempre que ele me abençoa ele manda que eu arranje um serviço, procure um trabalho. A oportunidade chegou. Prepare umas galinhas, faça uns caldeirões de farofa que eu vou ao Juazeiro vender. Lá tem gente até de Minas Gerais. "Oh mãe, de hoje em diante, a senhora vai se orgulhar deu". Pode escutar o noticiário no radio da vizinha que amanhã vão falar em meu nome. Dona Jovelina, preparou cinco galinhas torradas, fez a farofa e “Neguin” chispou para o Juazeiro. Na segunda-feira, depois do meio dia, dona Jovelina estava na casa da vizinha aguardando o noticiário da Radio Progresso. O locutor terminou assim: Atenção para ultima noticia! Ontem, foi inaugurado o estádio municipal Mauro Sampaio, o Romeirão. Estiveram presentes a solenidade o prefeito da cidade, o governador do estado, autoridades civis, militares e religiosas. O primeiro gol do estádio foi marcado pelo atacante Evaldo da equipe do Cruzeiro que derrotou o Fortaleza pelo escore de três tentos a um. Houve um pequeno incidente, o desocupado Augusto Lopes, conhecido vulgarmente por “Neguin de João Lopes”, procedente da cidade de Várzea-Alegre, foi preso por desordem e embriaguez, levou um móio de pau e, será solto amanhã quando o delegado reassumir plantão.
A. Morais

5 comentários:

  1. Nessa epoca nós já moravamos em Crato. Pedro meu irmão era doente pelo Cruzeiro. Nosso colega Cesario nos levou ao Aeroporto de Fatima e quando o avião pousou tinha poucas pessoas. O Pedro conversou bem a vontade com todos os jogadores. Foi um dia feliz para meu irmão. Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Amigo A. Morais, como morador da cidade do Crato assisti, também, a inauguração do Romeirão. Mas como ainda estava magoado com a derrota de 6 x2, aplicada pelo o Cruzeiro sobre o SANTOS, pela Taça Brasil de 1966, é claro que torci pelo Fortaleza.

    Gostei muita da lembrança do colega Cesário, pois estava sempre disposto a prestar um favor, pondo seu o Jeep à disposição dos colegas.

    Raimundo Nonato Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Nonato.

    Bom dia.

    Quando o avião pousou o onibus que buscava os atletas ainda não havia chegado, nós ficamos uns 20 minutos no meio dos jogadores. Todos muito educados e solicitos. Pedro viveu uma grande alegria. Como voce eu tambem ainda não havia curtido a raiva da surra de 6 x 2. De qualquer modo foi um episodio que marcou nossa vida.Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Morais, já li várias vezes esta história e n paro de dar risada com as presepadas de Neguim de João Lopes, Quem o conheceu imaginava o final trágico.rsrsrsrrss

    ResponderExcluir
  5. Enio.

    Quando o Neguim foi solto não sabia onde havia deixado os caldeirões. Um deles dona Jovelino havia tomado emprestado e teve que adquirir outro a prestações para devolver a dona. Mas o Neguim cumpriu a palavra: o nome dele saiu na radio.

    ResponderExcluir