Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 4 de junho de 2023

061 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Postagem do Antonio Morais.

Em Várzea-Alegre, um parente meu vivia em pé de guerra com a mulher. Não sei porque cargas d'água apareceu na cidade uma comissão relacionando as pessoas que se colocavam a disposição do exercito para defender o Brasil na famosa Guerra do Paraguai. Luiz Inácio, conhecido por Boca de Fogo, pra meter medo na mulher e pensando que era brincadeira se alistou. Um dia, chegou de surpresa um Jeep com um Sargento e dois Soldados para levar o guerreiro rajalegrense.

Luiz não podia comer angu com toucinho torrado que se desmanchava em merda. Pediu ao sargento para esperar pelo almoço, para se despedir dos amigos, da família e, matar o desejo de comer angu com toucinho torrado pela ultima vez, sua comida predileta. Concedido o seu ultimo desejo, depois da refeição, seguiram viagem. Quando chegaram nas proximidades da cidade do Icó o bucho do Boca de Fogo começou a roncar e, em pouco tempo o esgoto perdeu o tampão, começou a escorrer dejetos fazendo ascender uma inhaca de curtume.

O Sargento perguntou: o senhor já teve crise igual a esta? Não, respondeu Boca de Fogo. E se nós fossemos embora e deixarmos você aqui o senhor achava ruim? De jeito nenhum, acho é bom. O Sargento mandou os soldados desinfetarem o jeep no Açude de Lima Campos e, partiu para Fortaleza.  Boca de Fogo voltou prus braços de Teté e nunca mais quis saber de briga nem de guerra.

Luiz Inácio era o avô de Geraldo Teté, esse do vídeo,  que junto com Amadeu executa o Hino de Várzea-Alegre e o Hino do Padroeiro São Raimundo Nonato, sem instrumentos. Amadeu com a boca e Geraldo com o sovaco. Não se sabe, ao certo, se a execução do hino foi em louvor a volta triunfante do Boca de Fogo. Vale vê. Talvez você nunca tenha visto coisa igual.




7 comentários:

  1. Jose Bitu Satiro perguntou se voce já viu alguem capaz de fazer o que Amadeu e Geraldo fazem. E Vicente Almeida disse que os dois substituem uma banda. Ambos estão com a razão. Não acredito que sem instrumentos tenha quem faça um tarrabufado desses.

    ResponderExcluir
  2. consertando o erro o pai do geraldo teté é enteado de tio luiz, ele só é pai de nazaré de antonio leandro e o nosso famoso manuel teté, agora do primeiro casamento de teté tem raimundo e zé teté pai do geraldo eu sei pois eu estou escrevendo um livroo da familia e tio luiz é irmão da minha bisavó abraços

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Morais me acabei de rir com a história..... Não teve como não pagar o almoço ...... kkkkkkkkkkk
    O bom seria era se todo soldado que fosse a guerra tivesse uma dor de barriga dessas....... Não haveria guerra !!!!!
    Esses são mais dois grandes artistas da rajalegre e merecem todo reconhecimento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Israel.

    Voce está certo. Josefa de Jose Alexandre do Canto, a conhecida Teté se casou duas vezes. Do segundo casamento com Luiz Boca de Fogo nasceram Manuel e Nazaré. O Geraldo Teté não é neto do Luiz Inacio e sim de Teté. Obrigado pela correção. Os meus avós eram sobrinhos e primos de Jose Alexandre do canto ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  5. Morais, a estoria de boca de fofo é muito boa: mas esses dois querido conterrâneos são maravilhosos!

    Estava com muitas saudades deste cantinho. Abraço fraterno. Fatima Gibão.

    ResponderExcluir
  6. GRAÇAS AO BLOG DO SANHAROL ESSAS HISTÓRIAS FICAM REGISTRADAS NA NET PARA OS NOSSOS NETOS E BISNETOS... GOSTEI...

    ResponderExcluir
  7. História interessante, mas durante a Guerra do Paraguai o jeep não existia.

    ResponderExcluir