Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 16 de julho de 2023

104 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Deputado Federal Joaquim de Figueiredo Correia.

O Deputado Federal varzealegrense Joaquim de Figueiredo Correia foi um dos parlamentares mais respeitados do Congresso Nacional no século passado. Atuante, humilde, trabalhador e amigo. Pouco andava em Várzea-Alegre, trabalhava na Capital Federal e morava em Fortaleza. Aparecia com frequência  em nossa terra nas campanhas eleitorais.

Minha avó Josefa de Pedro André, era muito amiga da família e do deputado Joaquim Figueiredo, mas por questões locais e familiar votava para Deputado Federal Ossian Araripe. Um belo dia, os dois se encontraram e houve o presente dialogo entre os eles:

Deputado Figueiredo - Dona Josefa, como vai a senhora, está tudo bem? Como vai o Sanharol? Ainda fazem pão de arroz como  antes?  E este ano já decidiu em quem vai votar?

Josefa - Tudo bem deputado, tudo na paz de São Raimundo, este ano eu vou votar para Ossian Araripe, mas,  eu rezo todo dia para você ser muito bem votado e se eleger.

Deputado Figueiredo - Dona Josefa, vamos fazer um negócio, vamos inverter, a senhora vota pra mim e reza pru Ossian.

Não houve acordo, Josefa tinha compromisso, e, não aceitou  a proposta. Felizmente os dois deputados se elegeram.



3 comentários:

  1. João Sem Braço em 2004 se meteu a ser pré candidato a vereador. Encontrou-se com Gonzaga Félix que foi logo dizendo: joão,eu ouvi dizer que você vai ser candidato? Pois se você me der um litro de para4 eu lhe dou meu voto.
    João nem pensou direito e respondeu:
    Home, tu vai é cometer crime ambiental, se fosse só umã xícara prá tu beber eu dava!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkk acender uma vela pata dois santos, é comicado.

      Excluir
  2. Consta que o João sem braço falou em votos para o parente Antonio de Sota e ele informou que o pessoal dele naquela eleição só votava em quem fizesse o banheiro na casa dele. João fez uma proposta razoável : " Seu pessoal vota pra mim e vai cagar lá em casa".

    ResponderExcluir