Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 20 de abril de 2023

008 - PRECIOSIDADES ANTIGAS DE VÁRZEA-ALEGRE - POR ANTÔNIO MORAIS


Um pouco da historia da religiosidade de Várzea-Alegre - relação dos Padres com mandato na Paróquia de São Raimundo Nonato desde a sua criação em Novembro de 1863.

Dos 10 vigários apenas um, padre José Alves Bezerra foto, era filho natural da terra.

Período, nome e naturalidade:

1864 a 1875 - Padre Benedito de Sousa Rego - Tauá

1875 a 1878 - Padre Vicente Ferrer Pontes Pereira - Assaré.

1878 a 1883 - Padre José Alves Bezerra - Várzea-Alegre - Foto.

1883 a 1904 - Padre Joaquim Manuel Sampaio - Barbalha.

1904 a 1917 - Padre José Gonçalves Ferreira - Aurora.

1918 a 1923 - Padre José Alves de Lima - Crato

1923 a 1928 - Padre Raimundo Monteiro - Icó

1928 a 1932 - Padre José Ferreira Lobo - Missão Velha

1932 a 1969 - Padre José Otávio de Andrade - Fazenda Umbuzeiro - Aiuaba

1969 em diante - Padre José Mota Mendes - Povoado de Tabuleiro - Assaré.

Foto do Padre José Alves Bezerra único filho natural de Várzea-Alegre com mandato na paróquia de São Raimundo Nonato.



8 comentários:

  1. Caro Morais:
    você é por direito e de fato "O memorialista de Várzea Alegre".
    Feliz de uma terra que tem seu memorialista idôneo. Vá em frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom está contigo no trem da vida e no nosso balão. Abraço fraterno e carinhoso.

      Excluir
  2. Antonio Morais, eu concordo com o Armando Fafael plenamente é por direito e de fato o nosso Memorista:me lembro-me como se fosse hoje, eu estava procurando por algum fato relacionado a nossa Várzea Alegre nas redes sociais há 9 anos e lá estava Você, com seu Maravilhoso Blog do SANHAROL;a contar causos, histórias e estórias da nossa amada GENTE;vestindo de um colorido todo especial cada história,com respeito,carinho,muito amor e um humor fino,elegante, assim como você:quanto alento, levantes e levas para os nossos conterrâneos assim como eu distantes, do nosso torrão natal.Avante Guerreiro você não está só nesta caminhada:aproveito para enviar o me especial abraço para Padre José Mota, que realizou seu primeiro batizado de uma pessoa adulta em VÁRZEA ALEGRE :eu.Abraço fraterno e carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Prezados Armando e Fátima - Para uma cidade cuja origem tinha uma população genoinamente católica apostólica romana uma curiosidade destas devia ser bem recebida pelos religiosos. Mas, as pessoas hoje em dia estão ligados em outros conceitos.

    ResponderExcluir
  4. Isso só aumenta ao dito , que o povo de Várzea dá muito valor a o de fora e menospreza o filho nato.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Luiz Lisboa - Quem nomeia e dá posse aos padres das paroquias é a Diocese a qual pertence. O povo está eximido de culpa desta vez.

    ResponderExcluir
  6. Morais,
    Tenho notado a ausência do PADRE VIEIRA,principalmente nos relatos referentes à igreja e aos padres de V.Alegre......será por conta dele ser muito "avançado?
    Porque não se pode negar sua Cultura, seu envolvimento em relação à defesa do Jumento junto ao Zé Clementino e outros temas que dizem respeito ao sofrimento do Cearense,fato esse que o levou à CÂMARA FEDERAL e por ser tão crítico e defensor dos direitos humanos e políticos ,foi cassado pela poderosa REVOLUÇÃO de 64.

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo - Como você pode observar todo texto é numerado. Como são mais de mil historinhas o maior intelectual de Várzea-Alegre Padre Vieira será lembrado em diversas postagem. Todas enaltecendo sua importância e o seu valor como religioso, como escritor e como ser humano. Portanto aguarde. Abraços.

    ResponderExcluir