Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 12 de dezembro de 2023

033 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais

Foto - Heron Aquino.

1970, inauguração do Estádio Municipal Mauro Sampaio, o Romeirão em Juazeiro. Da cabine da Radio Educadora ouvia-se no rádio de pilha  a locução do Heron Aquino, e os comentários de Hubert Cabral e Almério Carvalho.  Preliminar entre seleção de Crato e de Juazeiro. 

O zagueiro do Crato Antônio Pé de Pato fez uma falta grosseira e desleal em Joãozinho, atacante de Juazeiro, o melhor centroavante que vi jogando por estas bandas em todos os tempos. O homem foi ao chão, O juiz fez sinal solicitando o atendimento. 

Da beira do campo o massagista, um cabrinha entroncado, feio pra peste, fez finca pé igual uma bala. Faltando uns três metros para o local onde o atleta  estava caído, novamente Antônio Pé de Pato botou a perna no meio e com o encontrão e tropeço o massagista deu dois cangapé para depois cair em cima do jogador acidentado que por sorte não acabou de morrer. 

A gandaia da galera foi mais estridente que o aplauso com o primeiro gol da partida de fundo entre Cruzeiro e Fortaleza marcado por Evaldo, quando o cariri se deleitou com o futebol mais bem jogado do Brasil daqueles tempos. 

Eu estava lá e digo sempre - o jogador que vi jogar mais bonito em minha vida foi o Natal ponta direita do Cruzeiros, jogava com classe e elegância.

7 comentários:

  1. No do Cruzeiro conta o Fortaleza, eu estava lá.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo e irmão Nonato - Naqueles tempos de nossa juventude os nossos caminhos eram os mesmos. Colégio Estadual, campo do esporte, viagem a Sousa, festa da padroeira, pescaria no Rio Piranhas, Sociedade Esportiva Sousa, tudo isso marca nossas vidas com lembranças e saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, amigo Morais. Um grande abraço🤙🤙

      Excluir
    2. Qual sua ligação com a cidade Sorriso ????

      Excluir
  3. O melhor Center-Four que jogou no Crato foi ANDUIAR.!
    E Armador foi ENOQUE,que morava no Bairro Caixa-D'Agua e vendia revistas e livrinhos de Aventuras.

    ResponderExcluir