Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 18 de março de 2017

035 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Todo cratense nascido  da década de 60 em diante conheceu o cabo Toureiro ou conhece sua historia. Um policial honrado,  honesto e cumpridor  de seus deveres  que nasceu na cidade de Jardim e  viveu no  Crato onde servia a gloriosa policia militar do Ceará. 

Brando e humano, sério sem ser sisudo, enérgico quando necessário assim  conquistou  a admiração  dos cratenses. 

Conta a historia, que em homenagem  a sua terra natal,  no dia do município daquele ano, Toureiro  resolveu levar uma equipe de Crato para um amistoso  em Jardim. Já foi difícil encontrar uma equipe que  aceitasse o desafio, pois  a fama que rondava  a região era  que a torcida local era  violente e muitas vezes os visitantes  retornavam  com  cabeça  furada por apedrejamento.

Com a garantia de fazer a devida  segurança e também a arbitragem, Toureiro  convenceu  o Esporte Clube do Crato a fazer a homenagem. 

O jogo transcorria normal até Toureiro marcar um pênalti contra  o time local. Antes  que o sururu começasse Toureiro colocou a bola na marca da cal. Para surpresa nenhum jogador  do Esporte se atreveu a fazer  a cobrança de tanto  medo. Toureiro, o juiz não mediu  distancia : Bateu o pênalti  que convertido em gol deu a vitoria ao Esporte  pelo escore de 1 x 0.

Cabo Toureiro já é falecido e era o pai do nosso amigo repórter, fotografo e cronista Wilson Bernardo a quem dedico esta postagem..  

Um comentário:

  1. Bom dia amigo Wilson Bernardo. Este foi o jeito de me lembrar do seu pai e meu amigo saudosa memoria.

    Receba o meu cordial abraço.

    ResponderExcluir