Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 10 de dezembro de 2023

027 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais


Postagem do Armando Lopes Rafael.

A ignorância (do verbo "ignorar" – ignorara, em Latim - é um conceito que indica uma falta de conhecimento.

Má fé também vem de uma expressão latina: mala fides. Ou seja, um conceito associado à ideia de fraude ou intenção dolosa.

Em um artigo divulgado em 05-03-2017, no blog JUANORTE (http://www.juanorte.com.br/jota.html), da lavra do seu proprietário, Sr. Jota Alcides, este fazendo pesadas e caluniosas acusações ao governador do Ceará, Camilo Santana, escreveu a certa altura do escrito:“Em Crato, até o palácio do bispo foi doado por Juazeiro”. 
 
Ignorância ou má fé?
Talvez as duas!

É de domínio público – em Crato e no Cariri – que o velho Palácio Episcopal (que se encontra desativado desde 1992), foi construído com uma herança recebida pelo 2º Bispo de Crato, o saudoso e virtuoso Dom Francisco de Assis Pires, falecido com fama de santidade em 1960.
Os registros da Cúria Diocesana, e todos os historiadores idôneos, sem exceção – desde 1940 (ano da inauguração do Palácio do Bispo) – são unânimes em transmitir a informação de que aquele imóvel foi construído a expensas de Dom Francisco de Assis Pires.
Mons. Raimundo Augusto de Araújo Lima, por dilatados anos Vigário Geral da Diocese de Crato, é mais preciso ao publicar no livro por ele escrito, “Histórico da Diocese de Crato”, na página 24, edição de 1988, o abaixo transcrito:

“Ocorreu uma lacuna quando da criação da Diocese. Não foi construído previamente o Palácio Episcopal. O primeiro Bispo, na sua simplicidade e no seu natural espírito de renúncia, fixou sua residência em uma ampla casa particular cedida generosamente pela Família Teles, à Praça da Sé. Ali permaneceu durante o seu governo, conformado e satisfeito, despreocupado de dar à Diocese uma residência própria para o Chefe da Igreja Particular do Crato.

Dom Francisco seguiu o mesmo caminho. Sentindo, porém, a falha, decidiu-se a saná-la. E, a expensas da herança paterna, construiu e doou à Mitra Diocesana o confortável Palácio Episcopal condizente com a dignidade de um Príncipe da Igreja. Sito a Rua Dom Quintino, recebeu depois alguns melhoramentos aconselháveis introduzidos pelo terceiro e operoso Bispo Diocesano”.

Donde se conclui que só por ignorância e má fé alguém venha a escrever que: “Em Crato, até o palácio do bispo foi doado por Juazeiro”.
Até onde vai a vilania humana!

(Abaixo, o mal conceituado artigo da lavra de Jota Alcides, do jeito que foi publicado em 05-03-2017,no site JUANORTE, com os erros ortográficos e as acusações falaciosas que mais depõe contra ele, autor do artigo.)

5 comentários:

  1. Era muito importante que as pessoas lessem essa postagem. Assim conheceriam a história e não permiteriam que cometessem injustiçs como a que infelizmente temos a desventura de lermos na postagem.

    Desconhecer a história e falar inverdades, negar a ação benfazeja de Dom Francisco de Assis Pires.

    Só pode ser as duas coisas juntas : Ignorância e muita má fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incompetência ou falta de carater, é o que podemos constatar, na materia deste blog chinfrim.

      Excluir
  2. Francisco José, jornalista Cratense militante na imprensa paraibana disse o seguinte: Não é a primeira vez que este senhor que se intitula , comete este tipo de absurdo. jornalista,

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre soube que que tinha Dom. Francisco que tinha construído com sua herança. Lamentável que existe assim pessoa de má fé.

    ResponderExcluir
  4. Ao contrário do que o senhor em questão afirma, muito do Crato foi para o Juazeiro, a começar pelo Padre Cícero.

    ResponderExcluir