Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 14 de junho de 2023

072 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Nas eleições de 03 de Outubro  de 1958, votava-se para eleger o prefeito e o vice. Diferentemente do sistema de hoje em dia em que o titular elege o vice. Dr. Dario Batista Moreno se elegeu prefeito com uma diferença minima de 60 votos para o seu vice José Alves de Lima, Zé de Ginu.

Na eleição para o mandato seguinte  foi  mais interessante ainda,  Josué Alves Diniz se elegeu prefeito pela UDN e o vice foi o Chico Leandro do PSD,  que compunha outra  chapa.

Outro fato curioso da eleição de 1958 é que terminada a primeira apuração  foi considerado vitorioso  o candidato da UDN José Carvalho. Anuladas urnas adulteradas pelos transportadores do distrito para sede,  saiu o resultado definitivo consagrando o Dr. Dario Moreno,  do PSD o vitorioso do pleito.

Veja a ata de  1958:


2 comentários:

  1. Nestas eleições houve um fato interessante. Duas urnas dos distritos foram fraudadas. Com isso José Carvalho foi considerado eleito. Com a anulação e a correção Dr. Dario reverteu o resultado e se tornou prefeito renunciando dois anos mais tarde para assumir MPF assumindo o vice José de Ginu

    ResponderExcluir
  2. Votava-se para prefeito e para o vice, veja que o vice tirou 60 votos menos que o prefeito. Já os vereadores foram divididos ao meio. Cinco de cada partido.

    ResponderExcluir