Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 21 de julho de 2023

110 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Quando você encontrar alguém da sua época e achá-lo muito velho e acabado, é bom correr pro espelho e fazer uma autocrítica. A idade passa para todos.

Eu estava, em Fortaleza, sentada na sala de espera, para a minha primeira consulta com uma nova médica, quando observei o seu diploma pendurado na parede. 

Ao ler o nome, de repente, eu me recordei. "Era uma baixinha, toda redondinha, uma carinha bonita, com dois olhos pretos e grandes, morena clara, cabelos negros e lisos, quadris relativamente largos, cintura fina, tendo os braços e pernas roliças e muito bem feitos".
 
Era da minha classe do Colegial Estadual Wilson Gonçalves, uns 50 anos atrás, e eu me perguntava se poderia ser a mesma moça por quem eu tinha uma queda de asa à época?

Quando entrei no consultório, imediatamente afastei esse pensamento do meu espírito. Esta senhora de cabelos grisalhos, quase calva, e o rosto marcado, profundamente enrugado, era demasiadamente velha para ter sido a minha colega do colégio.

Quê que é isso? Depois que ela me examinou, perguntei-lhe se ela tinha sido do Colégio Estadual. Sim, respondeu-me. Quando terminei o cientifico,  em Dezembro de 1971. 

Mas, porquê a pergunta? 
Eh, bem. você era da minha classe!

Aí, então, aquela velha horrível, um tremendo bagaço, me perguntou: O Senhor era professor de quê mesmo?



4 comentários:

  1. É vero. É desse jeitinho. Não se engane.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkllllllkkkkkk eita vida ingrata. E o tempo, um verdadeieo padrasto.....

    ResponderExcluir
  3. A resposta dela foi uma pergunta. Sinal de que o tempo só não acaba com ele mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Pelo teor da mensagem, não dá nem pra perguntar o nome, mas, … eu fiquei curioso ! 😜
    Um abraço, meu amigo !!

    ResponderExcluir