Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 5 de agosto de 2023

125 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.




Ladislau Camilo, residente no sítio Vacaria em Várzea-Alegre, num dia de afregelo, fez promessa com São Francisco em que alcançando-a daria uma bezerra em ação de graças. Dito e feito. Ferrou a mais bonita do pasto.

Oito anos depois já eram seis rezes o rebanho do santo. Na falta de pasto Ladislau resolveu entregar a boiada. Antes, porém, se informou do padre da paróquia local se era necessário fazer a entrega em Canindé. 

O padre, muito jeitoso disse-lhe: Nada Ladislau, tanto faz você entregar lá, como aqui ou em qualquer outro lugar, o que vale é a intenção.

Ladislau deu um passo adiante outro atrás, e, depois de coçar o cangote lascou: Então, se assim é, eu vou entregar para um que eu tenho lá em casa.



4 comentários:

  1. Conheci o Ladislau, tinha um comércio na Vacaria, o que se chamava na época de "bodega". Gênes de Alencar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkklllkkkkkkkkkkkkk sabido, o Ladislau. Assim, fica tudo em casa.......

      Excluir
  2. Ladislau era um bom amigo. Fez algumas estripulias nas viagens que fazia ao Crato e, era sempre eu que ia apagar as brasas. Um conterrâneo alegre e bem humorado como tantos outros que temos.

    ResponderExcluir