Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 15 de agosto de 2023

136 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Joaquim Alves de Oliveira, Joaquim de Sátiro, além  do Sitio Boa Vista onde morava, tinha a fazenda "Caminho Velho", e mais outra propriedade em Arneiros nos Inhamuís conhecida, salve engano por "Poço da Roça". 

Em suas viagens em lombo de animais costumava  se arranchar em pontos conhecidos e de velhos amigos.

Certa feita, por volta das 10 horas da noite ele conversava com o dono da casa enquanto era  preparado o jantar sob o observação do vaqueiro da propriedade e Caboclo seu ajudante de ordens.

Os dois capatazes deitados numas redes na alpendrada da casa, cobertos pelas varandas das redes para amenizar o frio. 

O dono da casa disse que plantou atrás de um açude uns pés de banana da casca verde e que o primeiro cacho colhido tinha 320 bananas. 

Minutos depois Joaquim de Sátiro informou para o amigo que tinha uma junta de boi gordo, que já havia rejeitado uma boa oferta porque um dos bois era interessante :  Os chifres  mediam  sete palmos e meio de uma ponta na outra.

Houve um pequeno silêncio e o vaqueiro descobrindo o rosto falou para Caboclo : Ei, esse boi de seu Joaquim é para carregar a carroça  com o cacho de bananas de seu Antônio. 

Joaquim de Sátiro ouviu, não gostou e ordenou Caboclo a buscar os animais, arrear e seguir viagem sem  esperar a refeição e o descanso noturno. 

Não houve quem demovesse da decisão. Joaquim de Sátiro era sério, criterioso, disciplinado e disciplinador, não admitia brincadeira nem pilhéria,



4 comentários:

  1. Homem honrado e respeitador. Não admitia munganga nem quiri quiqui. Sua palavra era a ultima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk uma boa gargalhada, ajuda a esquentar a frieza, que faz nesta manhã, na rainha da borborema....

      Excluir
  2. Estive no Memorial de Joaquim de Sátiro, organizado pela família, na casa, onde o patriarca morou com a famílua, no Sítio Boa Vusta - V. Alegre - CE.

    É um espaço histórico, onde o trabalho e a dedicação daquele grande homem, de sua esposa, filhos e auxiliares estão representados por fotos antigas, peças, utensílios e assessórios da época.

    ResponderExcluir