Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 22 de agosto de 2023

143 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Graças ao José Clementino.

A foto acima é uma relíquia memorável, um primor de lembranças do que de melhor o nordeste produziu em se tratando de músicas e artistas. Aparecem num jantar festivo ilustres e nobres fenômenos da musicalidade nordestina como :

Pelo lado esquerdo da mesa : Coroné, Cobrinha, Dominguinhos, Anastácia, Osvaldo de Oliveira, Otrope e Luiz Jacinto, Ludugero, e, pelo lado direito Lindu, Osvaldo de Oliiveira, João do Vale, o rei do Baião Luiz Gonzaga e outros.

Em 1968, em plena ditadura militar, quando José Clementino apresentou a letra da musica "Aí não deixo não",  para Lindolfo Barbosa, Lindu, ele circulou com a caneta  a palavra "botar" e disse : Esse termo não  passa!

José Clementino mudou para "beijar". O que era "se você botar aí vai ser grande a confusão, ficou se você beijar aí vai ser grande a confusão". 

Eu estava presente, o encontro foi em Cajazeiras na Rádio Auto Piranhas, o apresentador do programa "No terreiro da fazenda"  era Aragão Junior.

Foi o maior  sucesso do Trio Nordestino  naquele ano. Gostaria que alguém fizesse a identificação completa da foto.



3 comentários:

  1. Toda essa turma era muito bem vinda a Várzea-Alegre. Graças ao grande compositor José Clementino. Nosso conterrâneo ilustre.

    ResponderExcluir
  2. Terra rica e abençoada.
    Só resta ao seu povo reconhecer, valorizar essa cultura toda.

    ResponderExcluir
  3. À época, Várzea Alegre teve um "glamour" artístico. Eu era muito jovem, mas lembro das realizações de Shows na cidade, quando os artistas se apresentavam, agenciados pelo empresário Antonio Rolim.

    ResponderExcluir