Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 4 de abril de 2019

Do mato do PT já não sai coelho, sai Zeca Dirceu - Por Josias de Souza


Sururu na CCJ: Chamado de 'tchutchuca', Paulo Guedes reage: 'É a mãe, é a avó'

O desempenho do PT na audiência pública com Paulo Guedes, na Comissão de Justiça da Câmara, mostrou que o partido passa por uma crise etária. A crise da adolescência. Estalando de pureza moral, o petismo fez oposição como se o relógio tivesse recuado à década de 1990. Descobriu-se que os 13 anos de poder deram cabelos brancos ao PT, mas não ensinaram a legenda a usar o senso de ridículo.

Uma característica fundamental da dificuldade de julgamento das pessoas que assistiram ao espetáculo foi ter que ouvir os deputados interrogando o ministro durante quase sete horas para chegar à conclusão de que eles não tinham nada a dizer. Antes que a sessão terminasse em baixaria, 24 parlamentares tiveram a oportunidade de dirigir questionamentos a Guedes —17 eram da oposição.

Repetindo: 70,8% das questões foram formuladas pela oposição. No geral, serviram para três coisas: 1) Mostrar que o PT não só acredita em vida depois da morte como exerce na plenitude o direito de construir o seu próprio caminho rumo ao inferno; 2) Revelar que outras legendas de oposição, como o PSB, se descolam do petismo; e 3) Realçar o talento de Paulo Guedes para lidar com o contraditório.

A milícia do centrão e seus agregados não deram as caras. Recusaram-se a suar o paletó em defesa de Guedes antes de ouvir de Jair Bolsonaro, em audiências marcadas para esta quinta-feira, o que o governo tem a oferecer em troca do apoio à reforma da Previdência. Assim, exceto pelos aplausos de alguns gatos pingados do governismo, o ministro só ouviu a voz da oposição.

Conforme já noticiado aqui, Guedes combateu os petistas com munição fornecida pelo próprio PT. Esfregou na cara dos adversários os erros e as omissões dos governos de Lula e Dilma. 

No mais, toureou os oposicionistas que fizeram algum nexo —como Tadeu Alencar (PE) e Alessandro Molon (RJ). Representantes do PSB, ambos questionaram a reforma proposta por Guedes sem deixar de reconhecer que a Previdência precisa de ajustes.

Um comentário:

  1. Os petistas são tão trouxas e idiotas que não percebem que o próprio congresso não tolera mais esse sururu que eles produzem. Depois das deselegâncias e grosserias do PT a adesão a reforma começa a crescer. A falta de educação do deputado Zeca Dirceu é coisa de quem tem um pai condenar a mais de 30 anos de cadeia.

    ResponderExcluir