Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 30 de janeiro de 2024

113 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Em pé, Leonel, Tiago e Flamínio, sentados Donita, o casal Dr. Josio Araripe e Dona Eneida e Zinia.  Essa relíquia  foi colhida no  último encontro  da  família, em 2003. 

Um empresário do Crato, muito bem sucedido, que não revelo o nome nem sob tortura, resolveu  entrar para a atividade politica.
À época existiam dois partidos políticos, o PDS com três legendas para atender aos aliados  do puder e o PMDB  de oposição.
O empresário procurou Dr. Josio,  presidente do PMDB  e depois  daquela preleção inicial  propôs e fez sua filiação.
Tempos mais tarde,  o empresário procurou  Dr. Josio para  comunicar  a sua decisão de se desfiliar  do partido. 
Alegações - "Fulano é um pai para mim, beltrano é um pai para mim,  sicrano é um pai  para mim", então  eu não posso ser filiado a um partido que faz  oposição a eles.

Dr. Josio pensou um pouco  e  encerrou a conversa dizendo : "Você é um homem de muita sorte, tem muita gente por aí procurando um pai e não encontra, você encontrou logo três".   

2 comentários:

  1. Nesses tempos a Câmara Municipal do Crato era formada por homens que faziam parte de todos os segmentos da sociedade. Médicos, comerciantes, advogados, agropecuaristas, professores. Todos independentes, nenhum fazia da função um meio de vida, todos muito zelosos com a função recebida do povo. Dr. Josio era um esmerado defensor dos bons costumes, bons modos, da moral e do caráter.

    ResponderExcluir