Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

131 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Dr. Wilson Gonçalves foi prefeito do Crato de 1943 a 1945. Em reconhecimento a sua gestão o povo lhe concedeu os mandatos de Deputado Estadual, Deputado Federal, vice-governador do Estado, Senador da Republica, e, por fim Ministro do Tibunal Federal de Recursos, atualmente extinto. 

Suas principais obras em beneficio do Crato e região foram a fundação da Faculdade de Ciências Econômicas do Crato e do Colégio que leva o seu nome. Centenas de milhares de alunos de todo o nordeste por aqui passaram e se prepararam para a vida.


Crato, 18 de março de 1961 - imagem do momento em que o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Antônio Martins Filho, tendo ao seu lado o vice-governador Wilson Gonçalves, assinava o ato de instalação oficial da Faculdade de Ciências Econômicas do Crato.

Que não se melindrem os demais  ex-prefeitos, mas, as obras edificadas  pelos três citados nas minhas postagem não foram passageiras.  Estão aí,  pra quem  quiser e desejar ver.

3 comentários:

  1. Meu caro Antônio Morais, o professor Antônio Martins Filho era o Reitor da Universidade Federal do Ceará, instituição fundada por ele. E o ex-senador Wilson Gonçalves, após terminar o mandato no Senado Federal, foi ministro do já extinto Tribunal Federal de Recursos. Só a título de correção.

    ResponderExcluir
  2. Sem ser saudosista, sem comparação ou desmerecer quem quer que seja. Mas os políticos do Crato de antanho eram bem mais atuantes que os atuais.

    Instituições nos segmentos saúde e educação, salvam pessoas e edificam para uma vida digna.

    ResponderExcluir
  3. No dia que nasci!Dia,mês e,ano!Que bela coincidência!Tony Almeida,Várzea Alegre Ce!

    ResponderExcluir