Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

151 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.



Conheci-o já velhinho. Residia na Rua Nelson Alencar, onde era tratado com carinho e respeito pela esposa, filhos e netos. Era chamado de Doutor Álvaro pela população. 

Graduado em Farmácia no Rio de Janeiro, foi professor por vocação e opção – durante décadas – no Ginásio de Crato depois denominado Colégio Diocesano, Colégio Santa Teresa de Jesus e Escola Técnica de Comércio. 

Álvaro Rodrigues Madeira nasceu no Rio de Janeiro, em 9 de julho de 1892 e faleceu em Crato, aos 77 anos de idade, em 21 de novembro de 1969. 

Seu pai era o médico Marcos Madeira, responsável pelo exame na cavidade bucal da Beata Maria de Araújo, durante a primeira comissão nomeada pelo bispo Dom Joaquim para apurar o chamado “Milagre da Hóstia” ocorrido em Juazeiro do Norte.

O Professor Álvaro Madeira era muito respeitado na comunidade cratense mercê sua postura de católico praticante e cidadão de bem, além de sua reconhecida bondade e simplicidade. Viveu sempre modestamente e nesse ambiente criou os seis filhos – frutos do seu casamento com a senhorita Lígia Carvalho Madeira: Maria Lígia, Maria Lúcia, Vicente de Paulo, Madre Elvira pertencente à Congregação das Filhas de Santa Teresa, in memoriam, Almerinda e Francisco Alberto. Com exceção deste último – que é médico – os demais seguiram o pai no exercício do magistério. 

O Crato soube ser grato à memória do Professor Álvaro Rodrigues Madeira. No bairro São Miguel, uma rua – que começa na Pracinha do Detran e termina na Avenida Dom Francisco – tem o nome dele. 

Também existe uma escola de ensino infantil e fundamental denominada de Professor Álvaro Rodrigues Madeira, localizada no loteamento Franca Alencar, bairro Misericórdia, mantida pela Prefeitura Municipal de Crato.

4 comentários:

  1. Fui professor no Ginásio 21 de Junho de sua filha Ligia, e de duas filhas dela Marcia e Celia, portanto netas do professor Álvaro Madeira.

    Madre Elvira filha do professor, exemplo de santidade.

    ResponderExcluir
  2. Morei na Nelson Alencar, quase defronte ao orofessor Álvaro. Lembro muito bem dessa grande figura. Até hoje sou amigo de seu neto que tem o medmo nome. Na intimidade Alvinho.

    ResponderExcluir