Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

155 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


O Crato é uma cidade muito rica de cultura, conhecimento, folclore e humor. As histórias que contamos, por mirabolantes que sejam têm um pouco de verdade.
Laurentino morara no sitio Cutia, próximo do Caldeirão do Beato José Lourenço. Um camarada muito trabalhador, de lhaneza no trato com as pessoas e extremamente respeitado. 

Casou com Salomé e depois de três anos já tinha uma ninhada de quatro filhos, duas fornadas de um e outra de dois.
Diante de tanto menino Salomé disse para o marido : você devia procurar com um doutor se já existe um remédio para evitar a gravidez.
Laurentino foi no consultório do médico, tratou o assunto com reserva e recebeu a recomendação de comprar a famosa  camisinha. 
De volta pra casa, passando na farmácia comprou uma caixa do produto. Toda noite pegava uma retirava do dispositivo, jogava na boca, tomava uma golada d'água e engolia. 

Depois ia se ter com a Salomé no "bangalafumenga". Um mês depois Salomé anunciou a noticia cabeluda : Estava grávida do quinto filho. 
Laurentino procurou o médico brabo como um siri na lata. Doutor fui enganado! Aquele remédio que o senhor passou  e nada são a mesma coisa.
Como? Indaga o médico.
A mulher está grávida, eu não posso soltar um peido que sai um balão e estou cagando ensacado.

Rapaz, aquilo é para usar, não era para engoli não, explica o doutor. Eu não sei como você não  morreu. Orientou direitinho  o modo  de utilização e Laurentino voltou para casa e ficou  aguardando  o resguardo  da mulher terminar para fazer uso  do saldo  que  restava  na caixa.

Passado o período do resguardo Laurentino passou a fazer uso da camisinha, desta feita como o doutor orientou. 15 dias mais tarde  a mulher volta com a noticia : estava  gravida novamente.

Laurentino procurou o médico brabo, com a muzenga. Você usou  a camisinha  como eu orientei? 

Usei, eu só tirava quando ia mijar e quando ia ficar com a mulher.

4 comentários: