Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 8 de novembro de 2023

259 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais

José Clementino do Nascimento, um gentlemen, um autêntico cavalheiro.

Na década de 80 do século passado José Clementino do Nascimento, servidor do INSS e Pedro Morais, servidor do Bicbanco moravam no mesmo prédio de apartamentos. Edifício Maia no centro da cidade do Crato. Eu estava gerente do Bicbanco a época.

Toda sexta-feira, terminado o expediente eu apanhava os dois e começávamos a via sacra. Umas cervejas no  bar do Almir Carvalho, outras no bar do Alagoano, depois no bar do Tinga, e, por fim, já na alvorada do dia seguinte, terminávamos a brincadeira no "Restaurante do Nenen" com  uma "canja de galinha" para recuperar as energias.

Certa feita, o garçom  chegou a nossa mesa com uma bandeja farta, carne de sol, paçoca, batata frita, franco a passarinho e filé ao molho. O Clementino advertiu o garçom: Você está enganado, nós não pedimos isso, nós pedimos canja de galinha, essa bandeja deve ser de outra mesa.  

O garçom  replicou : é pra vocês mesmo, quem mandou está no reservado do restaurante. Quando mudamos as vistas na direção indicada vislumbramos Lidu, Coroné e Cobrinha, o "Trio Nordestino" que estava de passagem pelo cariri. Foi uma festa. 

Nesse dia além do Pedro Morais e do Clementino estava presente o nosso amigo, parente e camarada Joaquim Manga Murcha, a única testemunha viva do causo. O restaurante Guanabara, "O Nenen" acaba de  encerrar suas  atividades.

Juntamo-nos ao grupo e podemos  constatar que o cartaz do Clementino era  muito grande com os referidos artistas.

2 comentários:

  1. Um dia muito feliz com pessoas queridas e amigas. Eu era um fã inveterado do Trio Nordestino.
    O Restaurante Guanabara, o Nenen acaba de encerrar as suas atividades em Crato.

    ResponderExcluir
  2. Um momento como este, tem de ser relembrado, milhares de vezes. Ele so ocorre uma vez. O restaueante Guanabara ou do Nenén, como queiram, me serviu o melhor Filé Parmegiana, que tive o prazer de comer até hoje. Infelizmente, teve de encerrar suas atividades pois neste pais, sucessão e coisa dificil.

    ResponderExcluir