Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 4 de outubro de 2022

36 - Era do Império, Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.

Durante sua viagem aos Estados Unidos, entre os meses de abril e julho de 1876, Dom Pedro II percorreu o país de Leste a Oeste, de Norte a Sul, conhecendo grande parte dos Estados, visitando inúmeras cidades.

Dom Pedro partiu de Nova Iorque dia 17 de abril, embarcando num trem rumo ao Oeste. Nesse período, a Imperatriz Dona Teresa Cristina permaneceu em Nova Iorque.

Dentre as diversas cidades que Dom Pedro II conheceu no início dessa etapa da viagem, destacamos Chicago (Illinois), onde visitou uma escola e as obras do serviço de abastecimento de água, e Omaha (Nebraska), onde visitou escolas e uma fábrica.

Pedro II foi imperador do Brasil durante 58 anos e consequentemente donatário do 92° reinado mais longo da história da humanidade. A abdicação do pai e sua viagem para a Europa tornaram Pedro imperador com apenas cinco anos. 

Passou a maior parte de sua infância e adolescência estudando em preparação para imperar, tal que sabia falar mais de oito idiomas.

Sob seu governo, o país também foi vitorioso em três conflitos internacionais [a Guerra do Prata, a Guerra do Uruguai e a Guerra do Paraguai], assim como prevaleceu em outras disputas internacionais e tensões domésticas. 

Um erudito, o imperador estabeleceu uma reputação como um vigoroso patrocinador do conhecimento, cultura e ciências, e o país foi projetado entre os 20 países mais poderosos do mundo. 

Aos 64 anos, já era um homem cansado e idoso.

2 comentários:

  1. Se me perguntassem a diferença entre Monarquia e República eu diria : "Na monarquia os monarcas preparam sucessores, na Republica os políticos preparam herdeiros".

    Se analisássemos as denúncias dos últimos anos observávamos políticos sebosos, desonestos envolvendo despudoradamente seus familiares em seus mal feitos.

    É mãe de Gedel, é esposa de Cabral, irmã do Aécio, filhos do Lula, filha do Temer, filha do Serra, e, por fim, filhos de Bolsonaro, por exemplos.

    República no Brasil é sinônimo de "Iniquidade".

    ResponderExcluir
  2. Dom Pedro II recebeu votos para Presidência dos Estados Unidos

    Dom Pedro II foi o primeiro governante brasileiro a ser considerado "o cara" nos Estados Unidos. O imperador fez uma longa visita ao país em 1876, causando boa impressão entre a população. De modo inusitado, ele teria até recebido "votos" na eleição presidencial daquele ano.
    Um dos motivos de sua visita ter chamado tanto a atenção foi o fato de ele ter sido o primeiro monarca a colocar os pés nos Estados Unidos. Sua viagem ganhou grande cobertura da imprensa de lá, desde que embarcou em um navio no Rio de Janeiro. Ao todo, Dom Pedro II ficou três meses no país, percorrendo vinte e dois estados.
    Apesar de não ter sido uma visita oficial, Dom Pedro teve uma rotina agitada nos Estados Unidos. Lá, ele conheceu escolas, fábricas, prisões, hospitais, bibliotecas e instituições religiosas, provocando fascínio por onde andava. Sua passagem mais marcante aconteceu na abertura da Exposição Universal, na Filadélfia. O evento de divulgação científica, que celebrava o centenário da independência dos EUA, foi aberto por ele e pelo então presidente Ulysses S. Grant.
    Um dos episódios mais peculiares da viagem foi a "candidatura" de Dom Pedro II à presidência dos EUA. Segundo o livro Dom Pedro the Magnanimous, Second Emperor of Brazil, publicado pela historiadora Mary Wilhelmine Williams, em 1937, um admirador escreveu ao jornal The New York Herald lançando de forma bem-humorada uma chapa presidencial encabeçada pelo imperador para as eleições de 1876. "De nossa parte, nomeamos Dom Pedro e Charles Francis Adams (descendente de John Adams, um dos “pais fundadores” dos EUA) para nossa chapa do Centenário para presidente e vice-presidente. Estamos cansados de pessoas comuns e temos a disposição de seguir em frente com estilo", opinou o colaborador da publicação.
    Há até quem diga que Dom Pedro II teria realmente recebido votos durante as eleições. Pelo menos é o que conta Sebastião Pagano, jornalista, professor e entusiasta da monarquia, em seu livro Eduardo Prado e sua Época (1960). "Tão grande era a admiração dos americanos pelo nosso Imperador, que nas eleições presidenciais de 1877 (sic) ele recebeu, só em Filadélfia, mais de 4.000 votos espontâneos!", escreveu. Caso a informação seja verídica, Dom Pedro teria alcançando o quarto lugar entre os candidatos presidenciais mais votados no estado da Pensilvânia, onde fica a Filadélfia.
    Fonte: Site https://br.historyplay.tv/noticias/o-dia-em-que-dom-pedro-ii-foi-candidato-presidencia-dos-eua

    ResponderExcluir