Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 28 de janeiro de 2024

109 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.

 


Edifício Caixeiral - Crato, CE. 

Vicente Alves Bezerra, filho de José Raimundo do Sanharol - Várzea-Alegre se casou com Isabel Pereira de Brito, filha do Major Eufrasio Alves de Brito  do Sitio Malhada  em Crato. 

Do casal nasceram dois filhos, José Bezerra de Brito, professor Zuza Bezerra e Antonio Bezerra de Brito que desde jovem  foi  para Fortaleza e não mais voltou para o Crato.

Em Fortaleza,  Antonio, Toinho Bezerra foi presidente da Associação  dos  Empregados no Camercio. Enviou os estatutos para  o irmão Zuza Bezerra em Crato que juntamente com  o Perofessor Pedro Felício Cavalcante  criaram a Associação  dos Empregados  no Comércio do Crato.

Sede da Escola Técnica de Comercio, no cruzamento das ruas Dr. João Pessoa com Coronel Luiz Teixeira, centro  da cidade.

O suntuoso prédio escola pertence  a  "Associação   do Comercio de Crato"  idealizada pelo professor José Bezerra de Brito, Zuza Bizerra e  edificada  pelo  empreendedorismo do professor Pedro Felício Cavalcante.

Desejo, espero e confio que não o levem  ao chão como fizeram  e fazem com  tantos outros.

13 comentários:

  1. Um suntuoso prédio. Patrimônio cultural e histórica do Crato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este não pode ser destruído. Um dos maiores patrimônios da cudade.

      Excluir
    2. Estudei nesse prédio de 1956 a1960, concluindo o curso comercial básico. Tenho boas lembranças dos momentos intervalos das aulas na praça em frente.

      Excluir
    3. Também estudei de 1956 a 1960.

      Excluir
  2. Estudei aí na Associação Comercial de 1956 a 1964 bons anos

    ResponderExcluir
  3. Morei na pensão de Dona Milica (1966) na Rua Senador Pompeu com Luiz Teixeira e admirava esse prédio todos os dias. Em 1968, morava no Hotel Paulo Frota e ao ir para o Colégio Estadual Wilson Gonçalves no Pimenta, sua calçada era meu caminho. Eu ia e voltava a pé todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Leledo, o meu comentário só difere do teu quanto às pensões, pois eu morei antes na Pensão Hermes na esquina Monsenhor Esmeraldo com Senador Pompeu, antes de ir morar no Hotel Paulo Frota. Fazia o mesmo percurso,

      Excluir
  4. O Anônimo, acima, sou eu Leledo José Siqueira.

    ResponderExcluir
  5. Acho que é João pessoa com a rua Barbara de Alencar

    ResponderExcluir
  6. A Pensão Hermes ficava na esquina Dr, João Pessoa com Mons, Esmeraldo ; enfrente a Escola Técnica do Comércio ao Bradesco a Praça São Vicente onde acontecia o encontro maravilhoso das Santas Nossa Senhora de Fátima ( dá Sé e a do Hotel do Sr, Hermes Lucas de Souza e a Sra, Conceição Queiroz Lucas ) época das grandes procissão com Padre RUBENS quem é desse tempo vai lembrar foram momentos memoráveis no Crato dos anos idos ! Onde ficava o Hotel hoje é farmácia pague menos !!!!

    ResponderExcluir
  7. Estudei na escola técnica de comércio no período de 1960/1966.O diretor era o sr.Pedro Felicio Cavalcante e a secretária era dona Helosa.

    ResponderExcluir
  8. Fiz a alfabetização neste prédio . Era o externato.

    ResponderExcluir
  9. Estudei na Escola Técnica de Comércio, de 1963, a 1966. Onde fiz o curso técnico de contabilidade.

    ResponderExcluir