segunda-feira, 22 de junho de 2026

A feijoada do Henrique – por Carlos Eduardo Esmeraldo

Henrique da Pernambucana é engenheiro sanitarista da FUNASA e nos fins de semana ocupa seu tempo livre em duas atividades que muito lhe agradam: a carpintaria e a culinária. Nesta última ele é um especialista em feijoada. Recebe encomendas de amigos e até de algumas empresas de Natal, onde reside. Para tanto ele possui toda uma estrutura montada, com garçons, cozinheiras, panelões, talheres, pratos, copos e material de sobremesa.

Como carpinteiro é da sua lavra todos os móveis de sua residência e da clínica de fisioterapia de suas duas filhas. Planeja adquirir um terreno em Natal, para quando se aposentar, instalar uma futura fábrica artesanal de móveis feitos por ele mesmo.
Já sabíamos da habilidade de Henrique em trabalhos manuais, pois nas aulas da professora Lucia Madeira eram dele as melhores notas. Mas de mestre em feijoada, foi uma grande surpresa.

Quem conversa com Henrique, logo se enche de curiosidade e pergunta: “Como surgiu esse seu interesse pela feijoada?” E ele explica. Quando ele era estudante de engenharia em Recife, aos sábados pela manhã, tinha aula de Topografia e Cálculo Numérico à tarde, duas matérias que são verdadeiros “sacos” em um fechamento de semana. Para aliviar a mente, no intervalo do almoço, Henrique e mais quatro colegas iam almoçar uma feijoada deliciosa que existia num boteco da Praia do Pina. Era um local muito freqüentado conhecido por todos como “O Jaime da Feijoada”. Henrique já era freqüentador habitual do local e muito conhecido pelos garçons, cozinheiros e demais funcionários. Certo dia, não havia nenhuma mesa disponível e eles tinham pressa, pois teriam uma prova à tarde. Olhou para um lado e para outro e avistou uma velha porta num canto de parede. Imediatamente ordenou aos garçons: “Peguem dois engradados de cerveja vazios e coloquem aquela porta sobre eles. Vamos comer assim e não precisa de toalha, pois quando a comida cai sobre a toalha, ninguém bota de novo dentro do prato.” E assim eram atendidos.
Certo sábado, desinibido como sempre foi, e reforçado por duas ou três doses da cachaça pernambucana Pitu, Henrique na maior “cara de pau” do mundo, pediu a receita daquela feijoada ao mestre-cuca.

Em seguida Henrique convidou os colegas para uma feijoada em sua casa no domingo seguinte. Ao chegar a casa com a receita, pediu ao seu saudoso pai, senhor José Maria da Cruz, ex-gerente de “A Pernambucana” do Crato, que comprasse todo aquele material da lista que lhe fora fornecido: feijão preto, lingüiça defumada, toucinho, folha de louro, pé de porco e mais três garrafas de pitu. Um tanto quanto espantado, seu Zé Maria que não gostava de beber e nem queria que os filhos bebessem perguntou: “Para que é essa cachaça toda, meu filho?” “É pra lavar o pé do porco.” Respondeu Henrique. O pai acreditou e atendeu o desejo do filho.

Quando os convidados chegaram foi servido a eles uma deliciosa batida de limão, enquanto Henrique se aventurava a preparar a feijoada conforme a receita. Saiu uma delícia, tanto a feijoada, quanto a bebida que foi servida. Até seu Zé Maria entrou na brincadeira. Aprovou a feijoada feita pelo filho e provou um pouco da batida, pedindo: “Meu filho, bote mais um copinho dessa bebidinha deliciosa.”

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Para refletir - Ariano Suassuna

*Não sou nem otimista, nem pessimista. Os otimistas são ingênios, e os pessimistas são amargos. Sou realista esperançoso. Sou um homem da esperança.

*Espalhar alegrias não é apenas contar piadas, ou dizer coisas engraçadas, mas sim fazer uma alma sorrir quando o que ela mais quer é chorar. Não ache que todas as pessoas engraçadas tem uma vida feliz, uma bela risada pode ser um choro na alma.

*Eu não tenho imaginação, eu copio. Tenho simpatia por mentiroso e doido. Como sou do ramo, identifico o mentiroso logo.

domingo, 21 de junho de 2026

Brasil - Wilton Bezerra, comentarista generalista.

 

No primeiro tempo. É bom adiantar.

Seleção brasileira entrou "matando", taticamente, o Haiti.

Raphinha e Vinícius nos sprints, pelos lados. Paquetá e Matheus Cunha chegando rápido pelo "talo" do ataque.

Nem foi necessário o jogo de apoio dos alas Danilo e Douglas Santos.

A construção do placar foi obra maior de Vini Jr. Nos tentos de Matheus Cunha e no gol marcado, com passe de Paquetá.

Ao ficar no dilema "não sei se saio, não sei fico", na posição das linhas defensivas, o Haiti levou os três gols.

Na segunda fase, o Brasil não voltou com o pé embaixo. 

Rayan, que entrou no primeiro tempo, teve a companhia de Martinelli, Enrick, Danilo Santos e Ederson no rol das alterações do segundo tempo.

Martinelli ainda acertou uma finalização.

Outras situações até geraram condições para o Brasil ampliar, sem a intensidade do prineiro tempo.

O Haiti até que saiu do "saber sofrer" em alguns momentos. Alisson teve que fazer duas arrojadas intervenções.

Para aliviar a barra das cobranças do jogo de estreia, o resultado de 3 x 0 foi bom.

O compromisso contra a Escócia será mais difícil e valioso.

Será a liderança do grupo que estará em jogo. 

Até lá. 

sexta-feira, 19 de junho de 2026

A Cola do Henrique - Por Carlos Eduardo Esmeraldo.

Nesta sexta-feira 13, eu e a Magali participamos de um agradavel jantar, a convite do nosso amigo e ex-colega do velho Diocesano do Crato, Jose Henrique Vieira da Cruz, que nos anos sessenta era conhecido em todo Crato, por " Henrique da Pernambucana". Para nós, seus colegas do Diocesano, ele era simplesmente o "Nego Henrique" , cheio de bossa, criador da "Charanga da Pernambucana", que animava o carnaval de rua cratense. Tambem foi fundador da "Sociedade Esportiva Buchada", uma entidade que, como o nome bem sugere, reunia todos aqueles que gostavam de jogar futebol de salão, mas por jagarem com uma bola bem "quadrada", eram justamente relegados pelo selecionado do colegio.
Foto : Dom Vicente Matos, José Adauto Bezerra, General Teles, Dr. Luis de Borba, Mons. Montenegro, José do Vale entre outros.

Henrique relembrou para nós muitas histórias daquela época que vale a pena contar. Uma delas era sobre uma “cisma” que Monsenhor Montenegro tinha com ele. Diretor do Colégio e nosso professor de Inglês e OSPB, apesar de austero, o monsenhor tinha muito carinho pelos seus alunos. Para ele, “Henry”, como assim o chamava, “pescava” nas provas de suas duas disciplinas. E tinha toda razão.
Naquela época as carteiras escolares eram para dois alunos, o que possibilitava a visualização de tudo aquilo que o colega ao lado escrevia. Henrique sentava-se na mesma carteira com um colega estudante de inglês no IBEU, cujo programa era bem mais avançado. Os dois combinaram que fariam um acordo de permitir que um pudesse “olhar” o que o outro escrevia. Nas provas de inglês Henrique copiava quase tudo que o colega escrevia, com o cuidado de cometer alguns erros de propósito, de modo a tirar uma nota um pouco inferior que à do colega. Após a prova corrigida, eram devolvidas aos alunos com a respectiva nota. Numa delas, Henrique recebeu sua prova sem nota. Foi perguntar ao monsenhor por que sua prova não estava corrigida. “É a mesma prova do seu colega do lado. Na próxima eu quero ver você colar. Vai se sentar sozinho, bem aqui na minha frente.” Disse-lhe o monsenhor, sob protestos do Henrique de que havia uma questão em branco. O desafio foi lançado. Como não havia mais nenhuma prova de inglês, a seguinte seria de OSPB. Na véspera dessa prova, Henrique preparou uma cola num pedaço de papel um tanto quanto espesso, amarrou-o com uma liga presa na parte inferior da calça, de modo que a folha de papel ficasse rente as meias do sapato. Tudo ele programou, visualizando antecipadamente todas as possibilidades. No dia da prova Henrique disse ao colega: “Ele vai me chamar para frente e eu pego o teu livro de OSPB para levar comigo. Então ele vai me mandar deixar o livro na carteira.” Foi dito e feito conforme o programado. “Deixe o livro na carteira Henry. “Está pensando que hoje você vai colar”, – Disse-lhe o monsenhor. Era o que Henrique queria. Sentou-se numa carteira estrategicamente colocada ao lado da mesa do professor. Durante a prova, a cada descuido do monsenhor, Henrique puxava pela liga e copiava alguma coisa. Mas como antecipadamente dedicara um bom tempo para preparar o seu artefato de pesca, muita coisa havia aprendido e ia respondendo sem necessidade de colar.
No dia da entrega das provas o monsenhor exclamou: “Estão vendo! Quando o Henry quer, ele estuda!” A classe inteira soltou uma estrondosa gargalhada.

Foto postado pelo Historiador Armando Rafael.

Blog Humor - Historias do Lunga.

01 - Seu Lunga entrando em uma agropecuária: Tem veneno pra rato? Tem! Vai levar? - Pergunta o balconista.-Não, vou trazer os ratos pra comer aqui!!!
-Respondeu seu Lunga.

02 - Seu Lunga, quando era motorista de ônibus urbano, é questionado por um passageiro:- Esse ônibus vai para a praia?- Pode até ir, se você arranjar um biquíni que dê nele!

03 - O cliente chega pra comprar um relógio na loja de Seu Lunga.- Pode tomar banho com esse relógio, Seu Lunga?- Ô corno! Isso é um relógio, não é um sabonete.

04 - Seu Lunga chega em casa e vê sua esposa concentrada na leitura de um livro e com as pernas atravessando o vão da porta de entrada. Após alguns minutos, ela levanta o olhar, vê Seu Lunga parado, com o celular na mão:- Oh! Lunga, pelo amor de Deus, me desculpe! Venha! Passe!- Pode ficar! Eu já chamei o pedreiro pra abrir outra porta!

05 - Seu Lunga dava uma bela surra no filho e o menino gritava:- Tá bom, pai! Tá bom, pai! Tá bom, pai!- Tá bom? Quando tiver ruim, você me avisa, que eu paro.
Postado Por Morais.

BRASIL EM BUSCA DA PRIMEIRA VITÓRIA - Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Os efeitos negativos da estreia ainda estão no mundo.

Quem se equipou para fazer a festa diante do Marrocos, tomou um freio de arrumação.

A boa qualidade do time marroquino não foi suficiente para aliviar a bronca da patuleia.

O adversário desta sexta-feira será o Haiti, derrotado pela Escócia no primeiro jogo.

"Não é possível que o mau funcionamento se repita", murmura o torcedor  descontente.

É certo que Ancelotti fará modificações, somente anunciadas durante o trajeto para o estádio. 

Se o treinador acha que tem de ser assim, "então, pronto", que seja.

"Grandes coisas", dirão os inquietos.

Deu para fisgar que, atacando, o sistema será o 4-2-4. Espanto seria uma postura tática diferente.

Igor Thiago, um centroavante "casca grossa", estaria mantido no time. Não foi somente ele que jogou mal.

Nessa Copa, em muitas partidas, não tem funcionado o papo de "jogo para fazer saldo".

São grandes os pregos dessa vida. Não custa lembrar que todos os cuidados podem ser poucos.

Te segura, Brasil!

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Casa do Sanharol - Antonio Alves de Morais

Casa do Sanharol.
Sempre que lembramos o passado costumamos lembrar mais das coisas boas do que das demais outras, porque somente as coisas boas nos trazem grandes lembranças - saudades.

Portanto eu gosto de sentir saudades. Todos sabem que sou um saudosista inveterado. Talvez por essa razão, sou um apaixonado por fotografias.

Hoje, mexendo e remexendo, com meus documentos encontrei esta foto de 1989. No alpendre da casa do Sanharol, sentado ao lado do meu pai, recebendo abraço do filho Ernesto, sob o olhar carinhoso de minha mãe.

Na janela as minhas irmãs: Mundinha e Auxiliadora e a filha Ana Micaely aparecendo um pouco do lado esquerdo da foto.

Quantas histórias! Quantos ensinamentos ouvi deste homem! Quantas demonstrações de carinho e de amizade recebi! Quantos conselhos? E os grandes exemplos de amor ao próximo por ele derramados?

Saudade é tudo isto, saudade é o que sinto do meu pai, e, esta foto é o registro que tenho como prova de que toda esta felicidade aconteceu um dia.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Lula cavou encontro com Trump, mas foi ignorado e passou vergonha na reunião do G7 - Diario do Poder.

 

Lula (PT) foi solenemente ignorado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apesar de suas tentativas, quem sabe, para conseguir um aperto de mão no G7, em Evian, na França. 

Ele chegou na véspera, tentando cavar o encontro, mas foi inútil. Trump não lhe deu espaço nem mesmo quando estavam a um metro de distância, enquanto os chefes de Estado e de Governo presentes procuravam se posicionar para a foto oficial. 

O vexame do brasileiro foi construído por ele mesmo.

Para refletir - Antonio Alves de Morais.

Sempre que puder.... Seja feliz.

"É a melhor maneira de se vingar de quem lhe deseja o mal".

Charlie Chaplin.

"As mãos que ajudam são mais sagradas do que os lábios que beijam".

Honra Estoica.

"O tempo é um bom professor, mas infelizmente costuma matar os seus alunos".

Hector Berlioz.

EUA fazem primeira prisão de terrorista brasileiro ligado às facções PCC e CV - Diario do Poder.

Captura ocorreu após perseguição na cidade de Mooresville, Carolina do Norte.

A polícia de imigração dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (15) a prisão de homem apontado como ex-chefe das facções criminosas brasileiras PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho), após uma perseguição na Carolina do Norte.

É a primeira prisão de criminoso integrante de facção criminosa agora classificada de organização terrorista pelo governo dos Estados Unidos.

O bandido preso foi identificado como Felipe Linares de Oliveira Dell Aquilla, vulgo “Don”, alvo de mandado de busca e captura internacional emitido pela Interpol a pedido do Brasil, pelos crimes de associação criminosa e extorsão, informou o órgão em comunicado.

A captura ocorreu após uma perseguição na cidade de Mooresville, quando Don tentou fugir em direção ao México e mantinha a própria esposa sequestrada no veículo. Ele foi afastado da Interpol por acusações de associação criminosa e extorsão no Brasil.

terça-feira, 16 de junho de 2026

PADRE JOSE OTÁVIO DE ANDRADE - Antonio Alves de Morais



O Saudoso e respeitável Pe. Otávio. Se a Câmara Municipal de Várzea-Alegre não lhe deu o honorifico título de "Cidadão de Várzea-Alegre". Falta lamentável, eu lhe rendo homenagem muito justa, chamando-o o "Pe. do Seculo", em Várzea-Alegre. Dos primórdios de nossa Paróquia, 1863, com o Padre Benedito de Sousa Rego, às suas despedidas solenes em 25 de março de 1969, mais de um seculo decorrido, foi ele, o Padre Otávio, aquele que mais tempo serviu, 34 anos, com dedicação que era de esperar de figura tão respeitável. Em meio as futricas da terra portou-se como um divisor de aguas, mantendo a serenidade e a compostura, como já disse, sem atiçar as brasas, sem deixar queimar as fimbrias de sua batina. 

Transcrevo, para conhecimento de quantos o estimaram, os dados biográficos essenciais:

Filho de Antônio Cristiano de Andrade e Maria Pastora de Andrade, nasceu, aos 25 de Maio de 1896, em Bebedouro, hoje Aiuaba. Ingressou no seminário de Fortaleza a 29 de Maio de 1913. Deixou os estudos, em 08 de Dezembro de 1917. Casou-se, aos 25 de Maio  de 1918, com Maria Andradina Pais de Andrade. Primeira viuvez aos 26 de Janeiro de 1926. Segundas núpcias, aos 02 de Outubro de 1927. Segunda viuvez, em 26 de Setembro de 1928. Retornou ao Seminário do Crato em 11 de Julho de 1929. Ordenação Sacerdotal, em Crato, aos 30 de Dezembro de 1934. Chegou a Várzea-Alegre em 24 de Março de 1935, para auxiliar o vigário, Padre Raimundo Dias Monteiro. Vigário Ecónomo, 02 de Julho de 1935 a 15 de janeiro de 1936. Provisão de vigário, de 15 de janeiro de 1937 até 25 de março de 1969.

Alguns anos mais nos concedeu a "Providência Divina" tê-lo como nosso boníssimo e zeloso pastor. A morte o colheu, no Recife, dia 09 de Setembro de 1972. Rendo-lhe minha homenagem, eu que sempre lhe rendi meu respeito e admiração. Seu busto, à frente da nossa matriz, é testemunho vivo da nossa imorredoira amizade. Que o vejamos com os melhores olhos, tanto nos merece, por justiça e sem favores, o Pe. José Otávio de Andrade.

Dr. José Ferreira.

domingo, 14 de junho de 2026

A SELEÇÃO FOI MAL ALÉM DA CONTA - Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Se a formação que foi a campo contra Marrocos já estava na cabeça de Ancelotti há bastante tempo, o treinador não raciocinou bem.

O Igor Thiago, com características de "caneleiro", como centroavante, foi uma má ideia.

Jogador de seleção brasileira tem que possuir um mínimo de intimidade com a bola. 

Raphinha, por dentro ou aberto pela direita, foi de uma nulidade constrangedora. Teria que ser o primeiro substituído. 

O Ibanez, o maior desastre. Desnorteado, pareceu um estreante na seleção.

Casemiro e Paquetá ... esquece. 

Vinícius Júnior salvou a seleção do abismo, é verdade.

Mas, depois do gol, exagerou nas jogadas individuais em prejuizo do passe, do jogo coletivo.

No esforço para consertar o time do vareio levado na primeira etapa, o treinador brasileiro mexeu em cinco posições. 

Isto é, as escolhas para a formação que começou jogando não derivaram de felizes conclusões.

Por pouco, apesar da boa qualidade da seleção do Marrocos, o time brasileiro não perde para ele mesmo.

Tinha que ter sido tão ruim assim? 

Arre!

Keiko Fujimori abre vantagem na apuração para presidente do Peru - Diario do Poder.

 


Candidata a presidente do Peru, Keiko Fujimori (Força Popular) ampliou um pouco a vantagem sobre seu adversário, Roberto Sanchez (Juntos pelo Peru), e permanece à frente, agora com diferença de 18.488 votos.

A eleição presidencial peruana vem sendo definida voto a voto e, como a conta é manual, a demora se amplia. Neste momento, a penosa apuração já representa 98,552% do total dos votos, mas ainda há urnas a serem abertas e outras que são submetidas a processos de recontagem.

Filha do falecido presidente Alberto Fujimori, Keiko sempre é muito competitiva em disputas eleitorais presidenciais, mas perde na reta final. Desta vez, após liderar a primeira fase da apuração, ela foi superada por Sanchez, mas na madrugada desta quinta-feira (11), em nova virada, a líder política reassumiu a dianteira.