Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ciro, candidato a boca de aluguel - Por Ricardo Noblat.



Que triste fim escolheu o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) para sua própria carreira política. Duas vezes candidato a presidente da República, ele gostaria de tentar mais uma vez. Animou-se com recentes pesquisas de intenção de voto que o puseram poucos pontos à frente da ministra Dilma Rousseff, candidata do PT a presidente por imposição de Lula. Faltou-lhe coragem, porém, para desmanchar o compromisso que assumira com Lula há algum tempo: o de transferir seu título de eleitor do Ceará para São Paulo. Inventou que a transferência teve a ver com a possibilidade de sua candidatura a presidente ser impugnada já que seu irmão, governador do Ceará, será candidato à reeleição.Conversa mole. Lula quer que Ciro concorra à vaga do governador José Serra (PSDB). Para ganhar? Não, Lula sabe que Ciro não venceria. E que dificilmente um candidato do PT vencerá. Quer Ciro candidato só para infernizar a vida de Serra. Ciro e Serra são desafetos pessoais. Lula aposta que Ciro poderá subtrair em São Paulo votos de Serra para presidente. No que depender de Lula, portanto, Ciro será a mais estridente boca de aluguel da próxima eleição. Ciro sabe disso. Não quer ser uma boca de aluguel - quer disputar a presidência da República. Mas acabará cedendo à vontade de Lula. Assim como o PT paulista, que rejeita Ciro, acabará cedendo também. Quem dentro do PT tem peito para se opor a Lula? A cumprir-se o desejo de Lula, Ciro ficará sem mandato a partir de 2011. Sem emprego não ficará caso Dilma se eleja.
Por Ricardo Noblat

Um comentário:

  1. O deputado vai se expor a nivel nacional. Falar de quem tem popularidade nem sempre é proveitoso. O Serra tem popularidade em São Paulo. A corda vai quebrar do lado mais fraco, não tenha duvida. A subserviencia tem preço alto e um dia será cobrado.

    ResponderExcluir