Nos últimos dias, dedicamos varias postagens e vários textos em homenagens ao ilustre conterrâneo, amigo, compositor e camarada de saudosa memória José Clementino do Nascimento. Reconhecimentos justos e merecidos pelo trabalho que teve em vida na divulgação e elevação do nome de nossa terra.
Na foto vemos o casal João Francisco, um dos maiores benfeitores de nossa terra. Poucas pessoas prestaram tanta solidariedade à comunidade quanto este cidadão. Como tabelião e proprietário de cartório não tinha horário para atender as pessoas. Pequenos trabalhos os fazia de graça. Conheço a historia de um parente que teve de viajar de madrugada ao Juazeiro e precisava levar o documento autenticado e foi neste horário a residência do João Francisco e ele se deslocou ao cartório em alta madrugada e autenticou o documento atendendo de pronto. Quem quiser saber o valor do João Francisco procure os serviços dos cartórios atualmente, veja a diferença e enfrente as dificuldades, incompetência e má vontade.
Mas, como o assunto é o nosso compositor José Clementino eu gostaria de revelar uma curiosidade, de informar que a primeira atividade do Zé Clementino foi como lavador de garrafas da fabrica de bebidas de propriedade do senhor João Francisco, isto bem antes de se tornar funcionário dos Correios e do INSS. Várzea-Alegre merece ser lembrada pelos seus filhos ilustres como José Clementino que voou para os céus deixando muita saudade e o nosso amigo João Francisco que graças a Deus está entre nós gozando saúde de ferro. Saudemos pelo que representam para a historia e memória de nossa terra.
A historia é feita de pequenos detalhes. Como diz o Roberto Carlos, detalhes tão pequenos, são coisas dificeis de esquecer. Porem quando esquecidos vai-se a historia e fica o nada.
ResponderExcluirNa próxima semana estarei postando um pouco das historias de João Francisco. Seu modo de administrar a coisa publica, sua sinceridade, decência e honestidade.
ResponderExcluirÉ muito bom que as pessoas conheçam os exemplos de homens corretos e íntegros. O Brasil está a carecer.
Justíssima homenagem. Lembro-me bem de sua humildade. Acho ser esta a característica mais marcante do ex-prefeito de Várzea Alegre João Francisco. Estou ansioso para ler suas histórias prometidas por Antonio Morais.
ResponderExcluir