![]() |
Beato José Lourenço. |
Paralelo as postagens do Cordel do José Normando Rodrigues postarei alguns textos com informações da historia do Beato José Lourenço. Historia do Caldeirão, da comunidade e a quem interessava por fim do modelo de produção aplicado por José Lourenço.
O personagem não nasceu na região. E, muito menos, no Ceará. Mas, é a principal figura de uma historia que reúne abuso de poder, intolerância, interesses econômicos e religiosos contrariados e pura crueldade. Você vai conhecer melhor o beato José Lourenço, o homem ousou tornar realidade o sonho maior dos nordestinos do inicio do seculo: o sonho da liberdade, com paz e prosperidade, o presente que Deus prometeu aos justos na terra.
A data está marcada a fogo e sangue no coração do cariri: ll de Maio de 1937. Neste dia, nordestinos desarmados, religiosos e trabalhadores, a maioria imigrantes do estado do Rio Grande do Norte, que pareciam ter encontrado a felicidade em contraponto a exploração, á fome, a seca e ao autoritarismo da época, foram exterminados as dezenas por uma composição de forças que incluía da Igreja aos governos Estadual e Federal e os donos de terras da região: era o fim do Caldeirão.
Fonte - Jornal do cariri.
O Movimento agrário no Brasil é muito complicado. O Lula fazia parte das invasões pelo Brasil a fora, quando chegou a presidência, esqueceu os sem terras e no seu governo e no atual o movimento desapareceu. Prenderam e processaram os cabeças ou calaram com dinheiro. O movimento foi para o beleléu.
ResponderExcluir