Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 29 de junho de 2023

092 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Dr. Leandro Correia Lima foi o primeiro filho de Várzea-Alegre a se formar em medicina.  Formado na Bahia, turma de 1915, exerceu a clinica, em várias cidades por onde passou, com dignidade e dedicação estremadas.

 Bom clínico geral e ótimo obstetra, foi um dos mais ilustres filhos de nossa terra, pela vasta cultura e grandeza d’alma.

A tudo isto aliava um pendor notável para a pintura, sendo capaz de desenhar, com um simples lápis e um pedaço de papel vulgar, retratos perfeitos, no que era sua especialidade.

O segundo filho de Várzea-Alegre a receber título igual foi o Dr. José Ferreira, 21 anos depois. Dr. José Ferreira colou grau e recebeu o seu diploma de Doutor em Medicina, na tarde de uma terça-feira, dia 08 de Dezembro de 1936.

Portanto, o primeiro médico era tio do segundo. Resgate de curiosidades importantes da família Correia Lima.

Filho de Joaquim Correia Lima e Clara Alves Bezerra, neto do major Joaquim Alves. Casado com Anália Correia Lima filha do Coronel Antônio Correia, portanto sua sobrinha.



4 comentários:

  1. Casado com Anália Correia Lima, filha do seu irmão Coronel Antonio Correia Lima, portanto sua sobrinha.

    ResponderExcluir
  2. Esquisito para mim, esta situação.

    ResponderExcluir
  3. Primos da minha avó materna,Maria de JOÃOZINHO DA VAZANTE(João Alves de Almeida -irmão de Dona Maria Vitória).

    ResponderExcluir
  4. Ótima história. Gosto muito de ler as histórias de Várzea Alegre.

    ResponderExcluir