Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 24 de novembro de 2023

293 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



No povoado do São Vicente e nos sítios circunvizinhos Atoleiro, Boa Vista e Iputy, em Várzea-Alegre, todo mundo ou quase todos são conhecidos pelo apelido.

Não sei a razão ou motivo para um deles ser conhecido por Zé Prego.  Sabe-se, no entanto, tratar-se de um senhor de certa idade, muito conversador, metido a namorador, que diante das leis atuais teria  dificuldade  de não ser denunciado  por assédio.

Certa feita, ele chegou na loja do seu parente Chico Francisco, sentou no balcão e haja  conversa. Entra na  loja uma cigana, e, se propõe a ler a mão,  fazer o adivinho  do futuro e sobretudo do passado. 

Zé Prego tomou a dianteira e estendeu-lhe a mão. A cigana  segura pelos dedos e começa : O senhor tem mais de 60 anos, o senhor é casado e tem uma ninhada de filhos,  o senhor é muito metido e inxirido, admiro muito ainda não ter levado uma boa pisa.

Zé Prego,  diante  das precisas informações respondeu : "Vai numa tria espritada".

Espritada, termo do populacho utilizado pela verve local.


3 comentários:

  1. De volta da feira semanal, de passagem pelo sitio Gibão, Zé Prego seguia sentido contrario e pedia água de beber na quinta casa. A mulher terminou por contar a proeza do Zé Prego para o marido. Na feira seguinte fizeram o fogo de aroeira e a panela fervia quando Zé Prego chegou e pediu água. A mulher trouxe o copa com água fervendo. Zé Prego bebeu como quem bebe café quente. Foi a ultima vez que por lá passou.

    ResponderExcluir
  2. Zé Prego era primo do meu pai e esse apelido Zé Prego, foi por por que em uma icasião enquanto trabalhava num seviçi de carpintaria, usando as duas mãos.
    Uma para segurar o martelo e a outra pare segurar a tábua, teve que segurar os pregos com a boca, ele acabou engolindo alguns pregos e esperar alguns dias para os pregos saírem.

    ResponderExcluir
  3. Como se diz no interior!
    Eh cada uma que dá cem !! 🤣🤣

    ResponderExcluir