Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Criação do Colégio Estadual Wilson Gonçalves - Por Antônio Morais


Tudo começou com uma reunião de amigos na Praça Siqueira Campos. Como o ideário de todos convergia para o consenso da ideia da criação do colégio, foram a casa do Vice-Governador do Ceará a época Dr. Wilson Gonçalves, a rua Bárbara de Alencar em Crato e entregaram a proposta. 

Dr. Wilson prometeu e cumpriu a promessa. Foi fundado em 04 de abril de 1960 com o nome de Ginásio Estadual do Crato, fundamentado na lei nº  6.611 de 04 de fevereiro de 1962.
             
O Colégio Estadual Wilson Gonçalves deve sua fundação ao benemérito cratense Dr. Wilson Gonçalves, daí o seu nome. O Dr. Luiz de Borba Maranhão foi o primeiro diretor que atuou desde a fundação até 1973, portanto 13 anos na direção do Colégio Estadual do Crato.

Professores na fase inicial:
Dr. Luiz de Borba Maranhão, Manuel Batista Vieira, José do Vale Feitosa, Alderico de Paula Damasceno, José Hermínio Rebouças, Astres Aires Alencar, Agnelo Damasceno, Adalgisa Gomes de Almeida, Tereza Pinheiro Teles, Stela Pinheiro Couto, José Edmílson Félix, Tereza Cristina Gesteira, Ivone Pequeno, João de Borba Maranhão, Marília Feitosa Ferro, Gutemberg Sobreira de Menezes, e, tantos outros que não lembro no momento.


Foto de 1971, reminiscentes da turma iniciada em 1969.  Capitaneada pelo nobre  diretor e professor Manuel Batista Vieira, Vieirinha.

Dedicado aos ex-colegas Luiz Antônio Andrade Feitosa, Cesário Saraiva Cruz, Antônio Primo Emídio, José Flávio Pinheiro Vieira, Aluísio Mendes de Oliveira, Anario de Sá Cavalcante, os irmãos Paraíba "Dê e Demi" e toda turma de 1969/1971.

Quando vejo ou escuto um professor reclamando das traquinagens, peraltices e estripulias dos alunos de hoje, não tenho nenhuma surpresa ou admiração. O nobre e preclaro professor está longe  de ter conhecido a turma de 1969 a 1971 do Colégio Estadual Wilson Gonçalves, em Crato.

Ali sim, não se sabia quem era mais levado da brega. Para não melindrar filhos e netos, não vou falar da maioria. Porém, não posso deixar de lembrar do Anário, este colega que nunca se afastou dos amigos do cariri, e, sempre provocou encontros, de modo que aquele ambiente de fraternidade do colégio não tivesse fim. 

Em nossa ultima reunião, ele chegou no local do encontro com uma hora de atraso. Chegou com seu jeitão manso, alegre, já com a esposa do quinto casamento e se abancou. Com um riso nos lábios, gesto característico, contou-nos uma ocorrência dos tempos do colégio.

2 comentários:

  1. No final da década de 60 inicio de 70 do século passado este colégio tinha mais de 7 mil alunos matricula nos três turnos. Procedentes de todos os estados do nordeste. Foi esvaziado pelos cursos técnicos. Outro dia um professor atual me informou que apenas três salas são ocupadas.

    ResponderExcluir
  2. O Colégio Estadual, proporcionou por vários anos, um ensino de qualidade aos seus alunos que Galgaram posições de destaque, no Cenário Municipal , Estadual e Nacional, seus antigos Alunos e Professores, podem orgulhar-se de um dia terem pertencido, a esta Instituição de Ensino.
    Crato, 08/12/2021.
    Fernando Callou.

    ResponderExcluir