Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 6 de março de 2019

Uma grande homenagem a Huberto Cabral – por Armando Lopes Rafael


   As cidades são feitas primeiramente pelas pessoas, pois seus moradores falam mais à alma do que os prédios e os cartões-postais. Segundo o renomado intelectual Dr. Raimundo de Oliveira Borges (que foi diretor das três primeiras Faculdades fundadas em Crato: Filosofia, Ciências Econômicas e Direito, todas hoje componentes da Universidade Regional do Cariri–URCA) “a cidade de Crato notabiliza-se por ser uma das cidades vanguardeiras do Nordeste brasileiro, não somente pelas páginas que enriquece a sua história política, mas, e sobretudo, pela atuação de alguns de seus filhos no campo das ciências, das letras, das artes e da cultura de um modo geral”.

    Felizmente a Universidade Regional do Cariri–URCA foi sensível a esta constatação. Desde 1947, quando tinha de dez anos idade, Cabral começou a participar dos acontecimentos de Crato, sua cidade natal e um dos enlevos da sua vida. Na próxima sexta-feira, 8 de março, a URCA concederá a Huberto Cabral o título de Doutor Honoris Causa, em solenidade prevista para as 5 horas da tarde, no Salão de Atos Prof. José Newton Alves de Sousa.

   Dentre os filhos de Crato que se destacaram, e continuam se destacando, nessas atividades está o jornalista-memorialista-historiador-radialista e cronista Francisco Huberto Esmeraldo Cabral. Na sua trajetória profissional, Huberto Cabral exerceu inúmeros cargos, dentre eles o de Assessor de Imprensa da Prefeitura de Crato, Câmara de Vereadores e Assessor de Comunicação nos primórdios da Universidade Regional do Cariri. Ao longo da sua existência ele tem sido animador e organizador de inúmeras promoções de caráter cultural que se realizam em Crato desde o início da década 50 do século passado.

   Com a fundação da Rádio Araripe do Crato – a primeira emissora de rádio do interior cearense –, Huberto Cabral começou a trabalhar naquela emissora. A Rádio Araripe fazia parte do Diários Associados, maior conglomerado de mídia da América Latina, que em seu auge contou com mais de cem jornais, emissoras de rádio e TV, revistas e agência de notícia, pertencentes a Assis Chateubriand, conhecido magnata das comunicações.

    Huberto Cabral permaneceu na Rádio Araripe até 1958, quando foi convidado pelo bispo do Crato, Dom Vicente de Paula Araújo Matos, para colaborar na implantação da Rádio Educadora do Cariri, na qual permanece até hoje, como redator dos noticiários da emissora e apresentador do programa dominical de música e informações culturais, Saudade e recordações.
    Cabral, “Doutor Honoris Causa” da URCA...uma homenagem merecida!

Um comentário:

  1. Uma homenagem justa e merecida. O Crato e seu povo são eternos devedores do trabalho que o Hubert Cabral desenvolve em favor de sua história e sua memória. Parabéns Huberto.

    ResponderExcluir