Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

127 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Professora Astres Aires  entre filhos e netos.

No meu tempo de estudante, em Crato, década de 70 do século passado, a diferença entre escola particular e publica era uma mera questão de status.

"Status para quem não sabe é comprar uma coisa que você não precisa, com um dinheiro que você não tem, para mostrar a quem você não gosta, uma pessoa que você não é".

Voltando a escola, se os diretores e os professores eram os mesmos, tanto numa como noutra escola, o resultado do ensino não podia ser diferente. 
Com muita honra fui aluno de Dona Astres Aires. O meu amigo João Dino, o seresteiro que anima milhares de nordestinos com os seus bailes serestas também foi.
Certa feita, numa "Convenção do Lions", no Crato Tênis Clube, com representação da totalidade  dos municípios cearenses,  João Dino cantou a música " Meus Tempos de Criança" do Ataúlfo Alves. Quando chegou em : Que saudades da professorinha :  Fez uma saudação  a Dona Astres que estava presente na solenidade. Ali prestamos a mais expressiva, justa e merecida homenagem a nossa professora de biologia e química.

Existem momentos na vida, que a memória não consegue apagar, e, olhe que costumamos lembrar sempre dos bons, para nossa alegria. 
Dona Astres Aires via os seus alunos com os olhos de uma mãe.

8 comentários:

  1. Obrigada Antônio pela homenagem a professora Maria Astrês.Realmente ela amava o que fazia,ensinar,e fazia com maestria e muito amor.Ela ensinou no colégio Santa Tereza de Jesus,no colégio Estadual e colégio Agrícola.🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Maria Astrês minha prima e grandr professora de química saudosa memória.. agora está ensinando a lei de Avogadro.
      Lei de Niuton e lei de Omm nas Escolas do Universo. Saudades.

      Excluir
  2. Gostei da definição de status

    ResponderExcluir
  3. Além de prema foi minha professora no Mariana couto .amava muito está prima

    ResponderExcluir
  4. Lembro de Dona Astrês, muito amiga da minha mãe

    ResponderExcluir
  5. teresinhasouz1@gmail.com18 de abril de 2023 às 09:39

    Lembro da Dona As três lá do colégio Estadual. Ela foi professora do meu irmão!

    ResponderExcluir
  6. Morais,
    E eu estou para apostar como a CORRETA indicação da Nobre PROFESSORA ASTRÊS foi VOCÊ.! ! !
    M U I T O J U S T A ! ! !

    ResponderExcluir