Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

130 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Dr, Antônio de Alencar Araripe, foi prefeito do Crato de 1930 a 1935. Homem empreendedor, Deputado Federal por varias legislaturas. 

Foi fundador e presidente do Banco do Nordeste do Brasil S/A, criador do DNOCS - Departamento nacional de obras contra a seca, autor do projeto da construção do açude de Orós, era opositor do presidente JK, mas, na inauguração da barragem de Orós sendo visto pelo presidente foi convidado para ir ao palanque : E ouviu do presidente, Você é o responsável pela construção dessa obra, ninguém mais que você merece esse reconhecimento, disse o presidente da republica.

Trouxe para o Crato a Escola Técnica Federal, Colégio Agrícola, instituição de valor sem igual. Tudo isto e muito mais convergem para consagrar Antônio de Alencar Araripe como politico.

5 comentários:

  1. Político de renome nacional com atuação destacada na defesa dos interesses do nordeste.

    ResponderExcluir
  2. Descendente de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe por via de seu primogênito Pedro Jaime de Alencar Araripe, Antônio soube honrar a memória de seus ancestrais.

    ResponderExcluir
  3. Homem de grande valor. Merece sempre ser relembrado...

    ResponderExcluir
  4. Cidadão que marcou época e que deixou suas marcas ao povo!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado primo por está conhecendo melhor o meu querido Crato e a querida Varzealegre, através de suas belas crônicas. Um abraçâo.

    ResponderExcluir