Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 10 de março de 2024

167 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


No dia primeiro de Julho de 1994, o Banco Central do Brasil fez a última conversão da URV - Unidade Real de Valor  igualando 2.750,00 cruzeiros reais a um real, ou seja :  2.750,00 =  1,00.

Ladislau Camilo, um produtor de laranjas do sitio Vacaria em Várzea-Alegre tinha uma poupança no Banco do Brasil, em Crato. Quando viu o saldo deu o maior pinote. Sacou o que lhe restou e foi curtir a raiva  no cabaré da Glorinha. 

Escolheu uma cabocla fogosa e depois de terminado o serviço pagou a quenga com real como se cruzeiro fosse. 

Chegando em Várzea-Alegre em conversa com o seu sobrinho Luiz Marcelo, meu amigo, camarada, radialista, escritor e jornalista foi esclarecido o engano e Ladislau voltou ao  Crato, desta feita para reaver o dinheiro que pagou a mais para rameira.

Ladislau já foi informando do engano cometido e a mulher respondeu : Eu também achei muito o dinheiro que o senhor me deu, mas, eu pensava que era um brinde que o senhor estava  me concedendo, até já gastei o dinheiro, paguei  umas contas e comprei roupas.

Ladislau sentenciou : Eu quero o meu dinheiro, você vai ter que me devolver a diferença, e, ela  bem desconfiada, mas, muito confiante afirmou : Eu sou uma mulher "dereita", eu pago, se o senhor  aceitar em "serviços".

Até hoje não se sabe quantas  vezes o Ladislau veio ao Cabaré da Glorinha até a quitação da dívida.

Um comentário:

  1. De volta, já no sitio Vacaria, quando a mulher começou a alisar Ladislau falou : "Muié é mior você se afastar deu até se ter certeza que o meu negócio num está pubo". Denunciou a traquinagem. Isso é que era sinceridade.

    ResponderExcluir