Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 10 de junho de 2019

A humanidade se alimenta de informações - Por Antônio Morais.


O pouco que conheço da história e memória, do passado de Várzea-Alegre, provem de conversas com pessoas mais velhas conhecedoras de informações e da leitura de livros editados por iniciativa  de pessoas ligadas ao estudo da genealogia e da verve do povo. 

Povo sem passado é povo sem futuro. O primeiro livro  editado por um  varzealegrense foi "O Passado no presente" da autoria  do senhor Pedro Gonçalves de Morais, o conhecido Pedro Tenente. "Editado em 1933, pela Editora Ramos e Pouchain - Fortaleza – Ceará”.

Depois vários autores editaram trabalhos os mais diversos. Até eu me "astrevi" escrever as historinhas do meu pai para distribuir com os afilhados dele, mesmo sabendo do crime de lesa literatura que  estava cometendo.

Por último tivemos a publicação de "O tropeirismo Nosso", obra do escritor, pesquisador e historiador Antônio Gonçalo de Sousa, foto.

Tropeirismo é um segmento que está esquecido, poucas pessoas conhecem atualmente, sua utilização está em desuso.

Meus cumprimentos ao meu amigo  e camarada Antônio Gonçalo de Sousa  por resgatar e não permitir que uma atividade dos tempos de antanho seja esquecida. 

Quando o tempo passar, o futuro chegar  recorreremos  ao seu livro como fonte de informações pra todo aquele  que precisar  conhecer a história.

2 comentários:

  1. Parabéns meu amigo, meu camarada Antonio Gonçalo, tenha a minha admiração e receba o meu abraço.

    ResponderExcluir
  2. Grato Morais, por você relatar mais uma vez nosso livro no seu artigo.
    O mérito maior vai para os tropeiros, que lanutaram naquela atividade cansativa para contribuir com o progresso da região.

    ResponderExcluir