Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de março de 2024

177 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Família Brito.

Da esquerda para direita : Padre Antônio Gomes, Dr. Antônio Macário,  Violeta Brito, Pedro Norões,  a matriarca Eufrásia de Morais Brito e Pedro Macário de Brito.


Eufrásia de Morais Brito era filha do varzealegrense Gabriel de Morais Rego e da cratense Joaquina Alves de Brito. Casada com  Macário Vieira de Brito, foto. Seus descendentes  constituem uma  grande e nobre família.
Dr. Antônio Macário de Brito abriu a porteira em Salvador, e, foi seguida  pelos  sobrinhos e netos e hoje já são mais de 30 médicos o último levantamento que fiz. Uma família de médicos a serviço do Crato e região.

Postagem dedicada ao  meu amigo  Dr. José Luciano  de Brito.

3 comentários:

  1. Morais,
    Quero agradecer em nome de toda a familia a delicadeza de sua publicação e reconhecer em você um estudioso de nossa árvore genealógica, da qual vc também faz parte e a torna mais brilhante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1902, com o casamento de Macário Vieira de Brito com Eufrázia de Morais Brito surgiu o ramo dos Macários de Brito. No inicio da década de 40 do século passado, o Dr. Antônio Macário de Brito abriu a porteiro, em Salvador, para o ramo medicina.
      A família hoje, de acordo com levantamento que fiz são 36 médicos prestando serviços a comunidade cratense, derivados deste casal.

      Excluir