Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 14 de julho de 2019

Crônica do domingo -- por Armando Lopes Rafael

Santo   Antônio Maria Claret



    Este santo, cujo nome completo é Antoni María Claret i Clará, foi um sacerdote católico espanhol, que depois foi Arcebispo em Cuba. Ele foi o fundador, em 1849, da Ordem dos Padres Claretianos, também conhecida como Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria.

    Na Rua da Bahia, em Belo Horizonte (atrás do hotel em que sempre me hospedo naquela cidade) ergue-se a belíssima Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, administrada desde o seu início pelos padres claretianos.

    Lá, sempre venero a estátua de Santo Antônio, de mitra e báculo, num dos altares da basílica. Atribuem a Santo Antônio Claret várias profecias. Dentre elas, a que transcrevo abaixo, retirada de um artigo da ACI.
  
“Segundo a tradição, o Padre Claret estava percorrendo as zonas montanhosas de Santiago quando se apresentou a Virgem da Caridade para lhe predizer o futuro de Cuba, profecia que logo o sacerdote transmitiu a seus paroquianos e membros de sua congregação. A revelação da Virgem “falava de um jovem muito ousado que subiria por essas mesmas montanhas com as armas na mão, e depois de uns anos desceria triunfante com uma espessa barba, acompanhado de outros homens também barbudos e com cabelos compridos”. 

“Esses jovens trariam, pendurando de seus pescoços, medalhas da Caridade do Cobre e crucifixos que em pouco tempo deixariam de usar, para logo negar com vergonha suas crenças”. A profecia adiciona que o jovem líder “seria aclamado por todos por causa de numerosas reformas de benefício popular, iria dando procuração pouco a pouco de todo o poder, sumindo ao povo cubano sob uma férrea ditadura que duraria décadas, nos quais Cuba sofreria numerosas calamidades e penúrias. Finalmente, esse homem morreria na cama”.

     Qualquer semelhança com a ditadura de Fidel Castro não é mera coincidência...

***   ***   ***
Conselhos práticos de Santo Antônio Maria Claret:

1. Não deixes para ninguém o que tu mesmo podes fazer.
2. Não disponhas do dinheiro antes de tê-lo em mãos.
3. Não compres coisa alguma, por mais barata que seja, se não a
    necessitares.
4. Evita o orgulho, porque é pior que a fome, a sede e o frio.
5. Nunca te arrependas de ter comido pouco.
6. Se estiveres zangado, conta até 10 antes de responder, e se estiveres
    ofendido, será melhor contar até 100.
7. Pensa bem antes de dar conselho, e esteja pronto para servir.
8. Fale bem do teu amigo; e de teu inimigo não fales nem bem nem mal.
9. A resposta suave e humilde quebranta a ira; as palavras duras excitam o furor.

Um comentário:

  1. Prezado Armando - Essas Ordens, Essas Irmandades fundadas pelos missionários de antanho saíram de moda. Outro dia, escarafunchando minhas coisas antigas encontrei uma cadernetinha de minha filiação à Irmandade do Sagrado Coração de jesus. Datada de 1956 e assinada pelo Padre José Otávio de Andrade. Eu estava lá com os meus 5 anos de idade. Assim ensinavam e nós aprendíamos a Doutrina Cristã.

    ResponderExcluir