Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 14 de agosto de 2022

04 - Era do Império - Por EQUIPE PEDRO II DO BRASIL.


Ao contrário de D. Leopoldina que lhe faltavam atrativos físicos na visão de Pedro I, mesmo muitos brasileiros e estrangeiros que a descreviam como uma mulher bela. Porém a nova Imperatriz D. Amélia chamou mais a atenção do imperador.

Era uma jovem linda, com a pele branca, olhos muito azuis penetrantes e lindos cabelos negros. O Imperador se encantou com tanta beleza e aparentemente foi um homem mais apaixonado. A pequena criança Pedro d’Alcântara, tinha ganho uma nova mãe, uma mulher carinhosa e afetuosa, que realmente tinha muita cumplicidade com o pequeno príncipe. 

Porém esta cumplicidade maternal, iria se romper em breve, com abdicação de seu pai em 1831 e a despedida de um convívio familiar.

Em pouco tempo, Pedro, se tornaria o órfão da nação, um pequeno menino largado a mercê do destino e trancafiado por longos anos em um palácio no meio do nada, escuro e sufocante. 

Tendo que aprender toda a teoria para um dia se tornar o segundo imperador do Brasil, de acordo a ambição e as conveniências de estranhos.

Continua na próxima postagem.

4 comentários:

  1. Em poucos anos, seu pai Pedro I, morrera em Portugal. E sua família se restringiu a suas jovens irmãs e D. Amélia que mantinha uma frequente correspondência com o enteado.

    ResponderExcluir
  2. Órfão de mãe, pouco tempo depois de ter nascido, Dom Pedro II ficou (com a abdicação de Dom Pedro I) órfão de pai aos cinco anos de idade. Foi criado por tutores. Aos 14 anos de idade, foi declarada a sua maioridade e ele assumiu o Trono até quando foi derrubado pelos golpistas republicanos em 1889.

    O parágrafo abaixo, tirado de uma anotação escrita por Dom Pedro II, poucos dias antes da sua morte, ocorrida em 5 de dezembro de 1891, durante o seu banimento e exilio forçado, na França:

    “No alto de uma folha de papel escrevam a data do meu nascimento e o dia que subi ao trono; no fim, quando faleci. Deixem todo o intervalo em branco, para o que ditar o futuro; ele que conte o que fiz, as intenções que sempre me dominaram e as cruéis injustiças que tive de suportar em silencio, sem poder jamais defender-me”.

    As reminiscências, registros e manifestações de tantos memoria¬listas, jornalistas, escritores e historiadores, consolidaram um juízo favorável ao velho soberano, cuja atuação austera e competente marcou durante quase 50 anos a história do Brasil. Ele foi, verdadeiramente, um homem consciente da sua missão histórica, a qual exerceu com honestidade e ética. Serviu, ele e a sua Família Imperial, de verdadeiros exemplos para uma sociedade ainda em formação.

    ResponderExcluir
  3. Foi o primeiro a financiar as pesquisas de Pasteur, inventor da pasteurização, com agradecimento final à Pedro II na conclusão de sua tese .

    ResponderExcluir
  4. Os imperadores do Brasil, como qualquer pessoa de bem, foram admoestados pela sociedade doente e corrupta desde país, que ainda não apredeu o que é dignidade e democracia

    ResponderExcluir