Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 18 de outubro de 2022

45 - Era do Império, Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.



Em 1971, seus restos mortais foram trazidos para o Brasil e enterrados em Petrópolis. Cinquenta anos após a sua morte, em abril de 1971, os restos mortais da princesa Isabel e também os do seu marido, Conde d'Eu, foram trazidos para o Brasil. 

Na cidade do Rio de Janeiro, eles receberam honras de chefes de Estado e ficaram expostos na Igreja do Rosário, na rua Uruguaiana.

Depois, no dia 13 de maio do mesmo ano de 1971, em comemorações à Lei Áurea, os caixões seguiram para a cidade de Petrópolis, seio da tradição do Império brasileiro, e foram enterrados na catedral da cidade.

2 comentários:

  1. As cartas de dom Pedro II a seu pai depois da abdicação dele.

    Meu querido pai e senhor.

    Quando me levantei e não achei Vossa Majestade Imperial e mamãe para lhes beijar a mão, não me podia consolar, nem posso, meu querido papai. Peço a Vossa Majestade Imperial que nunca se esqueça deste filho que sempre há de guardar obediência, respeito e amor ao melhor dos pais tão cedo perdido para seu filho.

    Beijo respeitosamente as augustas mãos.

    ResponderExcluir
  2. Foi o mais longo exilio imposto injustamente na história do Brasil.
    Ô raça cruel essa dos "republicanos".
    Pelos frutos conhecereis as árvores, disse Jesus.

    ResponderExcluir