Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 7 de abril de 2021

Aos familiares do meu amigo Gilmar Gonçalves - Por Antônio Morais.

Gilda, em nome de toda a família.

Escrevo essa minha crônica com a caneta da saudade. Estive na Cachoeira  dos Gonçalves pela primeira vez em 1970. Eu  com 19 anos e noivo da Nair. Fomos hospedes de Quinto e de tia Nezila. 

Até hoje não encontrei na vida gente mais  distinta, mais simples, humildes e bonitas do que eles dois. Tinham um coração que não cabia nos corpos. 

Conheci todos  vocês, uns meninos, outros jovens rapazes e mocinhas.

Daí por diante  mantive  um vínculo de amizade,  consideração e respeito muito estreito com todos. Gilda, Gilson, Gilvan, e especialmente com Gilmar um dos mais moços.

Sempre que nos encontrávamos, em qualquer lugar que fosse, ele fazia uma festa. Lembrava uma história contada na busca de ouvir outra nova. E, a outra história vinha. Ele ria, ria, ria e continuava rindo. 

Nas Serestas do João Dino era o primeiro a entrar  no salão,  Dançava que parecia mais um  gavião peneirador  pousando de leve  em cima de uma ninhada de pintos.

Hoje a sua ausência me causa grande tristeza e sofrimento, mas quando  eu o vejo  do lado da mãe, do pai, contando  suas lorotas  para os tios Quinco, Nezila e outros familiares, eu me conforto e acredito que ao lado de Deus ele está bem mais feliz do que foi na vida terrena.

Agradeço a Deus por ser amigo da família e ter sido amigo  do Gilmar. 

Dele  confio e espero que tenha o seu olhar perscrutado junto a Deus na direção da proteção  dos  seus  amigos que aqui ficaram e  estão a sentir sua ausência,  sua grande ausência. 

Não se perde quando se devolve para Deus. 

Deus seja louvado e conforte a família. 

Um comentário:

  1. Como Escrevi no texto. "Não se perde se quando devolve para Deus". A Deus o que lhe pertence.

    ResponderExcluir