Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Prepotência - Postagem do Pedrinho do Sanharol.

 

"O prepotente é o extremo oposto do humilde. São pessoas abusadas e se excede com extremo mau humor quando descobre que tem poder. Quer conhecer a criatura, outorgue-lhe poderes. 

O prepotente, não aceita aconselhamento sobre suas atitudes iníquas.  Não aceita nenhuma lição de ética, de respeito  pelos demais. 

O prepotente jamais assume a culpa pelos erros praticados e arranja culpados pelos seus enganos. Acha que a sua egoidade é sabedoria e, o próprio espelho, é seu único conselheiro! 

O prepotente ouve só quem lhe dar razão O prepotente é iníquo, contraria a justiça. É o inferno da reprovação social, produzindo, nos outros  feridas mortais. São os que, estando no poder, causam o terror. São a insegurança e o medo. São os que provocam acidentes nas caminhadas da vida.

Prepotentes são os injustos que geram decepções propositadas. São os que destroem o caminho após as jornadas e desagregam as chances de quem vem atrás.

A alma dos prepotentes é o espírito atrasado e nocivo. É mesquinho e malvado, é o próprio desafio de ser humano.  É o tipo malévolo que só causa dor. 

É o responsável pela miséria de todos. É o necrotério da paz e o instinto da perturbação social.  É um tirano que recusa a opinião dos sensatos. Tem mania de tudo ser professor, embora seja um asno que jamais evolui".

2 comentários:

  1. Só verdades. O Brasil está cheio especialmente no mundo politico. Quer conhecer o homem dê-lhe puder.

    ResponderExcluir
  2. "Há uma nítida diferença entre estadista e politico. O primeiro é alguém que pertence a nação.

    O segundo, alguém que pensa que a nação lhe pertence".

    ResponderExcluir