Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 30 de setembro de 2022

"O debate foi ruim para Lula" - Por O Antagonista.

Uma máxima entre políticos é que debates dificilmente trazem votos, mas podem causar estrago em uma candidatura, lembra a Crusoé.

“Se essa máxima, e também as pesquisas mais recentes estiverem certas, quem mais tinha a perder com o debate da Rede Globo, realizado na noite desta quinta-feira, 29, era Lula. E é possível que a participação no programa lhe tenha custado a vitória no primeiro turno.”

“Lula não se saiu bem no debate. Partiu para um bate boca com Padre Kelmon, personagem cujo objetivo era justamente esse – tirar o petista do sério. Diante de Lula, Kelmon lembrou do assassinato do petista Celso Daniel, em 2002, e da teoria de que ele foi morto por encomenda dos próprios companheiros de partido, ao tentar interferir em um esquema de cobrança de proprina em serviços de coleta de lixo na cidade que ele governava”.

“O senhor nem deveria estar aqui como candidato”, disse Kelmon. ‘O senhor é cínico, o senhor mente, o senhor matou. Lula retrucou com o dedo em riste: O senhor é irresponsável. O senhor está fantasiado de padre. Kelmon o interrompeu, quebrando as regras do debate, e a situação saiu de controle depois disso”.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

A ocasião faz... o democrata - Por Claudio Dantas.

 

O apoio escancarado de ex-presidentes do Supremo à candidatura de Lula é de corar frade de pedra. Não que surpreenda o fato de Joaquim Barbosa, relator do mensalão, ter decidido colaborar com a campanha eleitoral do petista, tendo ele mesmo sido filiado ao PSB, uma das linhas auxiliares do PT —Barbosa, a propósito, nunca foi criticado por se aventurar politicamente após abandonar a toga precipitadamente.

O caso de Celso de Mello é mais constrangedor. Ao declarar voto em Lula no primeiro turno, o ex-decano alega que o faz em “defesa da sacralidade da Constituição e das liberdades fundamentais, em prol da dignidade da função política e do decoro no exercício do mandato presidencial”.

Pelo visto, o descondenado por comandar o maior esquema de corrupção da história virou um primor das liberdades fundamentais e da defesa da sacralidade da Constituição.

Afinal de contas, a democracia com Lula ia muito bem, obrigado, apesar de ter sido financiada com muita propina. Desviar dinheiro do trabalhador deve dignificar o homem, na visão do ministro, assim como financiar ilegalmente eleições e comprar — na base da corrupção mesmo — políticos de toda sorte e sua produção legislativa e executiva.

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

PARA EVITAR O REBAIXAMENTO - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Iderval Firmino Tenório, médico juazeirense que reside em Salvador, reagiu dessa forma ao comentário "O inferno e o céu de Ceará e Fortaleza", de Wilton Bezerra, no Diário do Nordeste:

"Além do céu e do inferno, existe o purgatório. Se conseguirem uma cabaça d'água, dois chapéus de palha comprados em Juazeiro do Norte e duas medalhas do Padre Cícero, Ceará e Fortaleza escaparão do deserto do purgatório em direção ao céu no campeonato brasileiro".

Que assim seja. É só cumprir o ritual e jogar um melhor futebol.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

ESALQ INDICA PAOLINELLI PARA O NOBEL DA PAZ 2022 - Postagem do Antônio Morais.

 

Aos 85 anos Paolinelli permanece trabalhando pela segurança alimentar no Brasil e em outras áreas tropicais.

No último dia 30 de Janeiro, Alysson Paolinelli, ex-Ministro de Agricultura, teve sua nomeação protocolada pelo Diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Durval Dourado Neto, no Comitê Norueguês do Nobel (The Norwegian Nobel Committee), para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz.

Para tal indicação, foram reunidas 183 cartas de apoio de organizações representando 78 países. Mais de 50% desse apoio veio de instituições ligadas a ciência, pesquisa e desenvolvimento, educação e cooperação internacional. 

A indicação foi assentada em um dossiê reunindo documento técnico e cartas de apoio, no total de 463 páginas.

Para Dourado Neto, o ex-Ministro da Agricultura sempre foi um visionário e um obstinado na valorização da ciência, da pesquisa, da inovação e da difusão de tecnologia. “Paolinelli é responsável pelo impulso que inaugurou uma nova era na agricultura brasileira, cujos impactos socioeconômicos, de sustentabilidade e desenvolvimento humano estão presentes até hoje”.

Aos 85 anos, Paolinelli permanece trabalhando pela segurança alimentar no Brasil e em outras áreas tropicais da América do Sul e da África. Ele criou e preside o Instituto Fórum do Futuro, entidade que conduz um trabalho inovador por meio do Projeto Biomas Tropicais.

O projeto desenvolve novos meios para a evolução da agricultura nas regiões dos seis biomas brasileiros, em particular na Amazônia. O trato conta com o apoio de universidades e cientistas e está alinhado com as soluções das questões das mudanças climáticas, da insegurança alimentar acentuada pela pandemia em todo o mundo e da exigência social crescente por sustentabilidade.

Paolinelli afirma que essa indicação é uma distinção para ele e que esse sinal lhe traz a responsabilidade de continuar trabalhando pela produção sustentável de alimentos. “Enquanto eu puder, vou levar a todos os cantos do Brasil e do mundo o que representa essa agricultura tropical tão sustentável que criamos aqui e que o agricultor brasileiro não para de aprimorar”.

Sobre o Nobel.

O Prêmio Nobel da Paz é outorgado pelo Comitê Norueguês do Nobel responsável pelas normas de indicação, pela seleção dos candidatos elegíveis e pela escolha final do ganhador. É o único Nobel cujo desenrolar acontece fora da Suécia, país onde a premiação foi criada. O Prêmio é concedido em Oslo, capital da Noruega, e o seu Comitê é composto por cinco membros nomeados pelo parlamento norueguês. 

Na edição de 2021, foram mais de 300 indicações ao Nobel da Paz. O vencedor será anunciado em 8 de outubro e a solenidade de premiação ocorrerá em dezembro.

domingo, 25 de setembro de 2022

OS DEBATES POLÍTICOS E OS REPENTISTAS - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

 

Por mais que déssemos de ombros para os debates em torno das eleições a presidente, soubemos sobre eles.

Como temas para discussões, as emergências humanitárias e sociais foram secundarizadas.

Economia e inclusão produtiva, assuntos que deveriam ter sido mais abordados.

Muita coisa importante  passou longe das discussões.

É como se os estafes dos candidatos entendessem a preferência dos eleitores por acompanhar um campeonato de acusações e insultos.

Águas turbulentas mas, mesmo assim, resolveram balançar o barco.

Isso me faz lembrar um causo em Juazeiro do Norte, nos anos 1950 do século passado.

Seu Lulu Machado adorava cantorias de violeiro à base de desafios.

Contratava repentistas de outros estados para contendas na sede do Treze Atlético Juazeirense.

Ficava impaciente quando cantadores da terra eram sobrepujados por violeiros visitantes.

Funcionava como estafe dos repentistas da casa.

Num desses momentos,  cochichou para um violeiro de Juazeiro, para que o mesmo aumentasse o tom de insultos contra o adversário que o massacrava.

Chegou mesmo a sugerir: "Fale do rabo da mãe dele que eu garanto, rapaz !"

Depois de alguns minutos de relutância, o violeiro juazeirense sapecou:

Veado solto no mato, sabe a folha que come,

Seu Lulu só quer que eu fale,

no rabo da mãe desse homem.

Tempo fechado.

sábado, 24 de setembro de 2022

Um dos grandes historiadores do Cariri: Irineu Pinheiro – por Armando Lopes Rafael (*)


     Nascido em 6 de janeiro de 1881, em Crato, Irineu Nogueira Pinheiro é considerado um dos mais respeitados e produtivos intelectuais do Cariri. Estudou em Crato (Seminário São José), Fortaleza, Recife e no Rio de Janeiro, cidade onde concluiu o curso de medicina, na turma de 1910.

     Estudioso da História, foi “o maior pesquisador dos “fastos” regionais”, na feliz expressão do Dr. Raimundo de Oliveira Borges. Deixou vários livros publicados, dentre eles: “Um Caso de Dexiocardia”, “O Juazeiro do Padre Cícero e a Revolução de 1914”, “José Pereira Filgueiras”, “Joaquim Pinto Madeira”, “Cidade do Crato”, “Morte do Capitão J. da Penha”, “O Cariri” e “Efemérides do Cariri”. Foi um dos fundadores e primeiro presidente do Instituto Cultural do Cariri.

      Foi Inspetor Federal do Colégio Diocesano; professor do Seminário São José; Sócio-Correspondente da Academia Cearense de Letras e do Instituto do Ceará.  Colaborou com os jornais de Fortaleza e com os periódicos de Crato (“A Região”, “Correio do Cariry” e “A Ação”, dentre outros). Teve intensa participação nos movimentos que trouxeram progresso para sua cidade natal, sendo fundador e primeiro presidente do Rotary Clube de Crato e Presidente do Banco do Cariry, a primeira instituição de crédito do interior cearense, fundada por Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva.

        Faleceu, em 21 de maio de 1954, na cidade de Crato, vítima de colapso cardíaco, enquanto – com a caneta à mão –  escrevia a um amigo de Fortaleza sobre o último livro que produziu: “Efemérides do Cariri”.

(*) Armando Lopes Rafael, historiador.

Papa Francisco nomeia Cardeal Dom Leonardo Steiner para presidir a Solenidade de Beatificação da Mártir Benigna

Na manhã deste sábado (24), há exato um mês para a Beatificação da Mártir Benigna Cardoso da Silva, o bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique, anunciou oficialmente o nome do Cardeal que presidirá a celebração do dia 24 de outubro. Será Dom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus e recém-criado Cardeal da Amazônia brasileira.

“É com imensa alegria que recebemos do Papa Francisco, a nomeação de Dom Leonardo Steiner para a presidência da Beatificação da Mártir Benigna Cardoso da Silva. Ele que recentemente foi criado Cardeal pelo Santo Padre, e no próximo mês participará conosco deste momento tão importante para a nossa Diocese e também para todo o País”, disse Dom Magnus.

Esta é a terceira vez que o então Arcebispo de Manaus visita a Diocese de Crato. “Dom Steiner já esteve visitando o Crato outras vezes, uma com Dom Fernando, nosso bispo emérito, e com Dom Gilberto. Ele já conhece a nossa realidade, a fé deste povo, e com alegria o recebemos novamente nesta diocese romeira e missionária que é a Diocese de Crato”, completou.

A cerimônia de Beatificação acontece no dia 24 de outubro de 2022, às 17h, no Parque de Exposições da cidade de Crato (CE).

Saiba mais

Dom Leonardo Ulrich Steiner O.F.M. é natural Forquilhinha – Santa Catarina, frade e bispo franciscano brasileiro Atualmente é o Arcebispo Metropolitano de Manaus.
Em 29 de maio de 2022, o Santo Padre anunciou a sua criação como cardeal da Santa Igreja Romana. A cerimônia oficial aconteceu, em Roma, no dia 27 de agosto deste ano. Dom Leonardo é o primeiro cardeal da Amazônia.

Por Assessoria de Comunicação da Diocese de Crato

Ciro Gomes chama Lula e PT de "nazistas" - Por Redação O Antagonista.

 

Ciro Gomes (PDT) chamou o PT e Lula de “nazistas”, que querem “exterminá-lo”, em referência ao mantra deles em incentivar os eleitores a aderirem ao “voto útil”, ou seja, mudar de voto para que o petista, líder nas pesquisas com 50% dos votos válidos, vença direto no primeiro turno.

O pedetista deu essa declaração em sabatina na quinta-feira (22), organizada pelo Correio Braziliense e pela TV Brasília.

“Estou muito chocado com a falta de escrúpulo do Lula e do PT. É impressionante. Me sinto como um cara objeto de extermínio. Eles não querem me derrotar: querem me exterminar. São nazistas mesmo e ficam acusando o Bolsonaro de fascista, que é também”, disse.

Ele ainda comparou a campanha do voto útil a uma “guerra de extermínio”.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Mais uma frase infeliz -- por Humberto Mendonça (Empresário)

 

   O candidato Luiz Inácio da Silva Lula (PT), dentre tantas falas infelizes – que vem proferindo ao longo da campanha eleitoral de 2022 – disse esta lamentável frase: “Se eu for  eleito, determinarei que as Forças Armadas façam “coisas mais dignas”. Essa fala ocorreu em um encontro de Lula com lideranças de cooperativas, em São Paulo.   Talvez a sua inovação “ser mais dignas” seja promover generais de sua confiança. Seguindo o conselho de Zé Dirceu que chegou a dizer:se ele (Lula) tivesse tomado meu conselho ainda hoje estávamos do poder.   

   Lamentável. Profundamente lamentável, que um aspirante ao mais alto cargo da República considere indignas as atuais e louváveis ações das nossas Forças Armadas. E desconheça que Constituição Federal de 1988 (que instituiu, na República Federativa Brasileira o Estado Democrático de Direito) possui um capítulo específico para tratar das “Forças Armadas”. Estas, destinam-se a defender a Pátria e garantir os poderes constitucionais, a ordem e a lei.

     Sou do tempo em que pessoas, de todos os níveis, conheciam o valor e o papel das Forças Armadas na vida nacional. Tínhamos profundo respeito pelo Exército Brasileiro, presente nas cidades de porte médio através dos chamados “Tiros de Guerra”. Prestei serviço militar no Tiro de Guerra de Juazeiro do Norte. E lá assimilei uma formação cívica que trago até os dias de hoje e a transmito aos filhos e netos.

   Além de garantir a soberania do nosso país, o Exército Brasileiro espalha seus Batalhões de Construção de Estradas e obras públicas no vasto interior da nossa Pátria. O que faz com lisura e honestidade inquestionáveis. Promove campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico nas localidades mais longíncuas da Amazônia. Mantém Academias, Institutos e colégios militares espalhados por todo pais, formando gerações de homens e mulheres que continuam dignificando a nação e prestam exemplar serviço ao Brasil, em muitos setores, incluindo a vida pública.

     Preocupa-me, a possibilidade de um candidato, que não tenha o devido preparo, vir a ocupar a Presidência da República. E,  se isso viesse a acontecer, poderíamos caminhar a passos largos para o Brasil virar outra Venezuela. Ou enveredar pelos descaminhos de  nações vizinhas, a exemplo da Argentina. Esses dois países citados – para ficar apenas neles – estão com a economia em frangalhos, com altíssima inflação, uma crise humanitária nunca vista, onde a população já começa a emigrar para nações vizinhas, fugindo da  fome, da falta de liberdade, do colapso da produção, da crise na segurança e saúde pública, dentre outras.

    Bom seria que as nossas lideranças políticas se inspirassem nas  nossas Forças Armadas do passado, que fizeram história tanto no Brasil Império, como no Brasil Republicano. E respeitando nossas Forças Armadas de hoje, reconhecessem a contribuição delas – antes e agora – para garantir a unidade e a grandeza do Brasil; o compromisso delas para com os valores mais nobres da Pátria e com a sociedade brasileira; não descuidando dos anseios de tranquilidade, estabilidade e desenvolvimento, e, sobretudo, com os valores democráticos que, há mais de 30 anos, norteiam a nossa Constituição Federal, desrespeitada, como atualmente, por quem devia ser de verdade seu guardião.


Foda-se a constituição - Postagem do Antonio Morais.

“Foda-se a Constituição” – termo retirado de um texto do Ricardo Noblat - Jornal o Globo, é o que não se poderia esperar de um Presidente da Republica.

Em 2004, Larry Rohter, jornalista norte-americano do "New York Times", criticou Lula pelo excessivo consumo de bebida alcoólica num artigo. O texto quase o fez ser expulso do Brasil. Chamou o presidente Lula de “cachaceiro – pinguço”. 

Com razão o presidente reagiu contra esse jornalista na firme determinação de expulsá-lo do país: Mas, a gravidade maior não está no fato de querer banir um jornalista que o desagradou, está sim, na declaração feita após um assessor informar que a sua vontade estava em desacordo com o que determina a Constituição: Disse Lula da Silva : “Foda-se a constituição” - O presidente não sabe o que são preceitos constitucionais.

Nesta frase ofensiva, na falta de respeito á “Carta Magna”, está a maior bobagem dita pelo Lula até o presente, e, com certeza vai lhe custar muito no futuro, talvez seja sua marca definitiva.

Governar não é realizar vaidades, fantasias e vontades - Governar é acima de tudo respeitar e administrar as leis do país.

Nunca é demais reprisar esta obra prima do Pajé quando estava por cima da carniça. Lula é tudo e mais alguma coisa do que ele denuncia  nos outros.

A DANÇA DE VINÍCIUS JR. - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

 

De atividade física, o futebol no Brasil virou teatro social.

Um misto de baile e combate tático. Aspectos lúdicos de dança sobressaem.

Quando o nosso futebol encantou o Mundo, depois depois da conquista da Copa da Suécia em 1958, passamos a ser vistos como dançarinos. Futebol bonito sem ser irresponsável.

O nosso jeito de jogar foi a maior contribuição para tornar belo o esporte mais popular e internacional do Planeta.

Acrescente-se a nossa forma especialmente festiva  de celebrar os gols e os triunfos. Com muita dança e gestos. Por que não ?

Mas, há alguma coisa errada com este Mundo, além da conta.

Logo na vetusta Europa, berço civilizatório, as manifestações preconceituosas e racistas têm aflorado nos últimos tempos.

Agora, na Espanha, cismaram de embirrar com a dancinha de Vinícius Jr. na comemoração dos seus gols. Taxam de macaquice.

Como uma praga, os idiotas estão espalhados por todos os lugares da Terra. São eles que acham que o futebol não deve mais emocionar e alegrar.

Como esperar que o Mundo durma bem com essa gente?

Choveram declarações de solidariedade ao jogador brasileiro, entre as quais a do rei Pelé: "Dance, drible e seja você."

Palavras de rei.

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Zema, sobre PT: "É o que há de pior na política no Brasil" - Redação O Antagonista.

Governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo) voltou a criticar o PT. Questionado pela Folha de S. Paulo sobre um possível apoio a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, Zema (foto) evitou confirmar que estará ao lado do presidente na disputa, mas disse com que não pretende estar: “Apoiar o PT te adianto que não apoiarei”.

“Para mim é o que há de pior na política no Brasil. Temos que lembrar que quem arrasou Minas Gerais foi o PT do ex-governador Fernando Pimentel. 

A última coisa que eu, como mineiro, desejava era um governo PT em Minas e também no Brasil”, acrescentou o governador, que, como mostramos, deve declarar apoio oficialmente a Bolsonaro somente num eventual segundo turno.

Sobre a gestão de Jair Bolsonaro, Zema afirmou que o governo federal “tem causado polêmicas desnecessárias”, mas mencionou que houve avanço no combate à corrupção.

“A pandemia poderia ter sido mais bem conduzida, de forma centralizada. Pandemia é hora de correr atrás de salvar vidas e curar pessoas, e não de causar polêmicas. Parece que o governo federal tem causado polêmicas desnecessárias. 

E por uma questão de fidelidade partidária estou apoiando o candidato do Novo Felipe D’Ávila. 

Falei isso para ele Bolsonaro: continuo apoiando e admirando parte do seu governo. Se pegarmos corrupção no PT e corrupção hoje, acabou não. 

Mas acho que deve estar 90% a 95% menor do que na era PT. É um avanço notável.”

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Ciro Gomes: "Se você deixar, o PT bate sua carteira" - Redação O Antagonista.

Ciro Gomes (à esquerda na foto) voltou a criticar o PT nessa segunda-feira (19). Em entrevista ao Programa do Ratinho, exibido no SBT, o candidato do PDT ao Planalto disse que “até os termos de esquerda foram roubados” pelo Partido dos Trabalhadores.

“Aliás, se você deixar, o PT bate sua carteira. Tem umas exceções? Tem”, prosseguiu Ciro.

O pedetista também disse, mais uma vez, que Lula “está prometendo picanha e cerveja para o povo e mentindo”.

“O povo brasileiro, indignado com o mais devastador escândalo de corrupção e com a mais grave crise econômica da nossa história, elegeu Bolsonaro. 

Será que é razoável agora, decepcionado com Bolsonaro, votar no Lula, um dos maiores responsáveis por essa tragédia? 

Precisamos desarmar essa bomba!”, acrescentou Ciro.

Questionado sobre seu posicionamento político, o pedetista definiu seu projeto como de “centro-esquerda”.

Foda-se a constituição, presidente Lula - Por Antônio Morais


Reprise  : "Foda-se a Constituição - Presidente Lula da Silva".

Frases do tipo não se ouviria de um Bilac, um José do Patrocínio ou um Bonifácio de Andrada, de um patriota. - “Em boca fechada não entra mosca”. Antigo, porem sábio ditado! Se a mosca não entra porque a boca está fechada, pela mesma razão as bobagens também não saem.

“Foda-se a Constituição” – termo retirado de um texto do Ricardo Noblat - Jornal o Globo, é o que não se poderia esperar de um Presidente da Republica.

Um jornalista do maior Jornal do Mundo chamou o presidente Lula de “cachaceiro – pinguço” com razão o presidente reagiu contra esse jornalista na firme determinação de expulsá-lo do país: Mas, a gravidade maior não está no fato de querer banir um jornalista que o desagradou, está sim, na declaração feita após um assessor informar que a sua vontade estava em desacordo com o que determina a Constituição: Disse Lula da Silva : “Foda-se a constituição” - O presidente não sabe o que são preceitos constitucionais.

Nesta frase ofensiva, na falta de respeito á “Carta Magna”, está a maior bobagem dita pelo Lula até o presente, e, com certeza vai lhe custar muito no futuro, talvez seja sua marca definitiva.

Governar não é realizar vaidades, fantasias e vontades - Governar é acima de tudo respeitar e administrar as leis do país.

Nunca é demais reprisar esta obra prima do  Pajé quando estava  por cima  da carniça.

Conduta de criminosos - Postagem do Antônio Morais.

 

Embora saiba que em nada muda o pensamento dos petistas a respeito do Lula, e, que o Lula para eles tem o direito de cometer as maiores barbaridades, convém lembrar essa conversa gravada por ordem da justiça entre a Presidente Dilma e o ex-presidente Lula numa trama para o livrar da prisão.

Todo brasileiro que pensa, que seja ético, honrado e tenha caráter sente nojo dessa gente. 

Conversa da presidente Dilma com o ex-presidente Lula:

Dilma: Alô

Lula: Alô

Dilma: Lula, deixa eu te falar uma coisa.

Lula: Fala, querida. Ahn

Dilma: Seguinte, eu tô mandando o 'Bessias' junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!

Lula:  Uhum. Tá bom, tá bom.

Dilma: Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.

Lula: Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando.

Dilma: Tá?!

Lula: Tá bom.

Dilma: Tchau.

Lula: Tchau, querida.

https://www.youtube.com/watch?v=XkAl6NmkFtY

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

INCÔMODOS - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Nos meus raros momentos de melancolia, fico me perguntando se dá para ser otimista com a vida.

Começa que tem muita gente achando que a  cabeça do povo é lixeira.

Papos ideológicos sustentados, quando as coisas não estão mais tão separadas assim.

Os soltos pela coleira não sabem sequer de suas posições na escala Richter.

Ao invés de "procurar pela Anita", não deveríamos pensar numa forma de acabar com a fome de 33 milhões de pessoas no Brasil?

Sim, porque a doença maior da pobreza é a fome.

E os graves problemas humanos e existenciais agravados pelo medo que as pessoas têm?

Este é o ovo da serpente.

Já ouviram falar de um tal de medo líquido? Não estamos falando de um temor em forma de refrigerante. Nada a ver.

Coisas que nos cercam e angustiam.

Eis alguns exemplos do que vos fala esse locutor: doença sem remédio, violência que não cessa, solidão que apavora e o desamparo no fim da vida.

Acrescente-se a este cipoal incômodo a indiferença que marca os nossos movimentos.

Não me digam que acham pouco.

É a propósito de gente que escrevemos.

domingo, 18 de setembro de 2022

Um rato solto não deixa de ser rato, cuidado - Postagem do Antonio Morais.

Quando um rato escapa da ratoeira por causa da mola frouxa, não deixa de ser sujo muito menos de ser rato. É apenas um rato solto. 

Pode ter escapado pois tem uma mola frouxa ou um mecanismo estragado, mas continua sendo um rato. 

O fato de um criminoso ter tido o arquivamento de processos não significa que deixou de ser sujo e continua sempre a ser um rato.

Senador Major Olímpio.

Serra nega apoio a Lula: “Olha o PT sendo PT” - Por O Antagonista.

O senador José Serra (foto) negou que esteja apoiando Lula no primeiro turno das eleições para a Presidência da República. Em entrevista à CNN Brasil, o tucano disse se tratar de uma mentira do PT.

“Dizer que vou apoiar Lula, ainda mais pelo voto útil, é pura fake news. Olha o PT sendo PT, pensa que democracia vale só se for para ser deles. 

Minha candidata é Simone [Tebet]. Amiga, mulher honesta e competente”, afirmou.

sábado, 17 de setembro de 2022

Leonel de Moura Brizola estava certo - Por Antônio Morais.



Certa feita Leonel de Moura Brizola disse em uma entrevista que : "Pelo puder o Lula é capaz de pisar no pescoço da mãe".

Eu também vejo uma grande inconsistência num candidato que convida para ser o seu vice um homem que por décadas foi adversário e fez as piores declarações a seu respeito.

Vai passar toda campanha justificando e negando as acusações e denuncias que fez no passado. Não se ver como acrescentar  valor eleitoral ao titular.

A falta de postura e caráter dos dois é patente. Justifica-se pelo aspecto do tudo pelo puder.

Como o titular aparenta "aquebrantamento físico e saúde visivelmente debilitada, o vice deve está vendo nele a mesma chance que teve quando era prefeito de Pindamonhangaba - SP,   e se tornou vice do Mário Covas.

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Impressione pelo Caráter - Por Antônio Morais


Um dia toda beleza envelhece, o dinheiro acaba e a piada perde a graça. Cuidado com o ego, o pavão de hoje pode ser o espanador de amanhã!
Apenas sua essência permanece. Então, impressione o mundo com o seu caráter. Cuidado, as palavras machucam e quem as ouve nunca esquece.
Antes de falar para uma pessoa que está gorda ou muito magra, lembre-se que ela tem espelho em casa e não pediu a sua opinião.

POR FALAR EM PRECONCEITO NO FUTEBOL - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Para os que acham o Brasil um exemplo de harmonia racial, cabem as considerações feitas nesse comentário.

Ressalte-se que atos racistas têm se espalhado por todo Mundo, como uma epidemia.

Não é privilégio do nosso País varonil.

Mas, é da província que estamos tratando.

É raro encontrar negros  como treinadores de equipes do futebol brasileiro. Isso sempre se soube.

Vou mais além, identificando outro detalhe que diz respeito a treinador.

Exige-se do técnico três coisas: postura, pose de treinador e, não duvidem, "boa aparência."

Ao jogador, é permitido ser informal, popular, etc, etc. Ao treinador, não.

Estico mais o estilingue: a cor tem muito a ver como “ponto favorável”.

Se tiver nascido no Nordeste, aí, complica. Fica fora dos padrões exigidos. Não tenham dúvidas.

Não me venham com espanto diante dessas constatações.

Quem bebeu preconceito na mamadeira sabe do que estou falando.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Dom Pedro II: O mais humilde e culto dos imperadores

 Desde muito cedo, o imperador Dom Pedro II elegera, como credo pessoal, a filosofia de que quanto maior a grandeza de uma alma, mais profunda deveria se tornar a sua humildade. Assim, muitos historiadores apontam que, entre tantas outras virtudes, seu reinado teve como marca a modéstia e a humildade.

Grande parcela de seus súditos era imensamente mais rica do que ele. Na corte, havia, ainda, residências mais confortáveis e luxuosas que a do imperador, destinadas a cientistas, artistas e intelectuais. Dom Pedro II, contudo, não exigia para si mais do que sua escrivaninha e seus livros, gosto que desenvolveu logo cedo.

Tal fato foi documentado por diversas personalidades ao longo de seu reinado, como na ocasião em que um diplomata francês, em visita ao Brasil em 1842, descobriu Pedro, então com 17 anos, mergulhado na leitura de Platão. Em 1847, o escritor português Alexandre Herculano escreveria: “É geralmente sabido que o jovem imperador do Brasil dedica todos os momentos que pode salvar das ocupações materiais de chefe de Estado ao culto das letras.”

Fonte: revista "Aventuras da Historia"

 

Coisas desta ré-pública

 República Marxista

   Os fundos de pensão foram criados pela legislação brasileira para complementarem a aposentadoria dos trabalhadores, senão estes passariam grandes necessidades depois de encerrarem sua vida profissional. Banco do Brasil, Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Correios e outras estatais criaram fundos gigantescos, subtraindo todo mês uma porcentagem considerável dos salários de seus funcionários.

   E não é que grande parte do patrimônio dos fundos de previdência das estatais sumiu? A Operação Greenfield – deflagrada pela Polícia Federal –estima que os desfalques dados nos fundos previdenciários chegaram a R$ 8 bilhões, em valores de 2016. E agora o Ministério Público, no que diz respeito ao Funda da Caixa Econômica, quer que esta restitua R$ 5 bilhões ao fundo, visto que seus gestores, de 2006 a 2016, fizeram investimentos desastrosos e fraudulentos.

   Sendo um banco estatal, mais uma vez o prejuízo será arcado por todos os brasileiros, transformados em verdadeiros burros de carga da República que abocanha lucros, mas socializa prejuízos.

Fonte: Boletim “Herdeiros do Porvir”, nº 69 – 2022.

Lula não mudou, Lula é o mesmo corrupto e corruptor de Sempre - Por Antonio Morais.

 

É meu propósito me abster de fazer qualquer comentário diante desta polarização imunda, sebosa e nojenta em que o Brasil está metido. 

Um amigo meu declarou que o Fachin  ia anular a morte de Elisabeth II porque ela morreu na Escócia e era para morrer em Londres, questão de forum. 

A diferença entre o Reino Unido e o Brasil é o império da lei. Lá se cumpri. Aqui Juízes da "Corte Suprema" votam a mesma matéria dezenas de vezes de um jeito, e, por conveniência corporativa, como recompensa a quem os nomeou ministros, mudam os votos, e, recebem do colega derrotado nas votações anteriores um solene beijo sarcástico. 

Deixo um aviso para Lula e o PT : Foi o anti-petismo que elegeu Bolsonaro, portanto é mais fácil o eleitor arrependido votar no Bolsonaro do que votar no Lula. 

Lula não mudou, Lula é o mesmo corrupto e corruptor de sempre, não tem Fachin que dê jeito. 

Lewandosk e Renan Calheiros já rasgaram a constituição uma vez para beneficiar Dilma Roussef, fizeram passar vergonha em Minas Gerais : Como candidata ao senado em 2018 tirou a quarto lugar numa eleição que tinha quatro concorrentes. 

valeu a pena!

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

OS CÍNICOS - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Nessa tropicalista pátria, bonita por natureza, existem coisas que poderiam dar em "alguma coisa", mas que não dão em nada.

Quem manda não ter justiça para valer.

Já foi dito: "Para se conseguir alguma coisa no Brasil, é preciso carregar uma enorme carga de cinismo".

Não sei, confesso, se nosso País viveu uma era de cinismo maior que a atual.

Aqui, o sujeito é flagrado pela policia com uma mala de dinheiro de origem "desconhecida" nas costas, e diz cinicamente: "Tira isso de perto de mim. Não me pertence. Imagina."

Não pertence mesmo. Chegou às suas mãos através de tenebrosas transações. Geddel Vieira Lima e outros, mais outros e muitos mais outros que o digam.

Certamente que, na caça à gatunagem nessa banda verde amarela do Mundo, Durango Kid já teria fracassado.

Chegaria cedo à conclusão de que "enxugar gelo" seria mais negócio.

Por aqui, os justiceiros analógicos pularam, faz é tempo, para o digital.

Se moderniza, mascarado do cavalo branco.

Em se corrompendo, tudo rola, mano. A ordem é se dar bem.

Certa vez, ouvi declaração inusitada sobre um homem público enrolado: "Ah! Esse é meu bandido predileto."

Mas, sabem, existem os cínicos que são engraçados, bem humorados.

Um francês chamado François Rabelais, padre, médico e escritor, escreveu no testamento para os seus herdeiros: "Nada tenho, devo muito. O resto eu deixo para os pobres."

Vai ser cínico assim na "baixa da égua”!

terça-feira, 13 de setembro de 2022

APOSENTADORIA - Por Antônio Gonçalo de Sousa.



Aproxima-se a data em que há cinco anos atrás tomei uma decisão muito importante. Em 13.09.2017, me aposentei, depois de trabalhar initerruptamente desde  01.12.1977, portanto, durante 40 anos. Foi um momento sublime, feito com parcimônia, com chancela espontânea de famiiares, de amigos e colegas de trabalho.

Plageando um amigo de escola, para mim, aposentadoria é sinônimo de menos dinheiro e mais paz; menos obrigação e mais liberdade; menos estresse e mais saúde; menos dever e mais direitos. É opção de conviver mais com a família e de gratidão a Deus e a quem nos ajudou na jornada.

Nada melhor do que  depois de se "sessentar", passar a não se ter chefe, nem horário;  trabalhar apenas por lazer; desfrutar melhor do tempo que nos resta. Estou bem assim. Cada dia melhor, com mais paz, amor, justiça e liberdade.

Com menos tempo para o dinheiro e mais disposição para ver melhor as coisas do próximo; com mais gratidão por tudo que me foi proporcionado pelo Grande Criador. Colaborando mais com as lides do lar e o conforto de pais e familiares. 

Momento de contribuir com atos de caridade e da saúde; participando mais intensamente de atos de orações e rezas; curtindo o tempo de forma mais organizada e lucrativa; aproveitando a vida para meditar e esperando as graças de Deus para ser um cristão mais participativo e mais colaborativo com as obras Dele.

Obrigado senhor e seja feita a vossa vontade.

Amem!

Lula e 21 alvos da Lava Jato devem R$ 4,1 bilhões à Receita Federal - Por O Antagonista.

Alguns dos principais alvos da Operação Lava Jato – incluindo o ex-presidente Lula e seus asseclas – ainda devem somas expressivas à Receita Federal, por impostos e tributos não recolhidos. 

Levantamento da revista Veja, publicado nesta segunda (12), aponta que Lula e outros 21 alvos da Operação devem, conjuntamente, R$ 4,17 bilhões ao Fisco.

Quem lidera a lista é o empresário Milton Schahin, que confirmou pagamentos de propina em contratos na Petrobras: de acordo com dados da Dívida Ativa da União (DAU), ele deve R$ 1,3 bilhão, em seu nome e no do extinto Banco Schahin. Isso o coloca na lista dos 400 maiores devedores do país, entre pessoas físicas e jurídicas.

O segundo nome da lista é Alberto Youssef, o doleiro que desencadeou a Operação Lava Jato: ele hoje deve R$ 990 milhões.

Dados analisados por O Antagonista mostram que ele possui três inscrições ativas com valores superiores a R$ 140 milhões, que incluem processos administrativos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e na Justiça.

Lula, descondenado pelo Supremo, ainda não conseguiu se livrar da cobrança de dívida tributária em seu nome: R$ 19,3 milhões ao Fisco, segundo dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). É mais que seu ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (R$ 2,3 milhões) e menos que José Dirceu, que tem débitos de quase R$ 74 milhões.

domingo, 11 de setembro de 2022

Em meio à crise republicana, brasileiros voltam o olhar para a restauração da monarquia – por Armando Lopes Rafael


Imperador Dom Pedro II
    Ligue os noticiários da televisão. Leia um jornal. Acesse as notícias divulgadas pela Internet. Fatalmente ouviremos ou leremos sobre assuntos que dominam os dias atuais:  escândalos de corrupção, o desemprego em alta, o Supremo Tribunal Federal–STF sendo chamado de “Vergonha Nacional”, o descrédito generalizado com a classe política...Resumindo: a população está totalmente descrente com o futuro desta   República Federativa do Brasil.

       E para piorar o cenário, com o advento dessa amaldiçoada “pandemia do corona vírus” – ou do vírus chinês como vem sendo chamada pelo povo – o Brasil definhou. A economia entrou em recessão, a fome voltou a rondar os lares mais humildes, o povo de um modo geral empobreceu há cerca de três meses. Neste cenário, quase caótico, em meio às várias incertezas, aumenta o número de pessoas – de todas as classes sociais – que começa a defender a restauração do Império do Brasil e a devolução do poder aos descendentes de Dom Pedro II.  Como diz um provérbio russo: “Tudo volta, tudo!”

           Seria o retorno de uma monarquia parlamentarista, com um rei exercendo o poder moderador a solução para o Brasil sair do buraco em que se encontra? Esta é uma pergunta que exige muitas respostas.

             Por enquanto, relembremos apenas uma frase, dita numa entrevista à televisão,  pelo Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança: “Para buscar como a nação era feliz, é preciso ver como ela era, como as coisas aconteciam na época em que ela era feliz sob a monarquia parlamentarista no reinado de Dom Pedro II. Não que na época do Império não tivesse problemas, não tivesse até corrupção. Mas era muito menor do que hoje em dia e, por exemplo, o Império do Brasil na época era a nação mais respeitada e mais próspera aqui na América do Sul”.

                Na verdade, o povo não participou do golpe militar que impôs a forma republicana no Brasil. O povo ficou à margem do golpe. O povo era majoritariamente monarquista. Basta lembrar que na última eleição que aconteceu no Império, no Senado só duas cadeiras foram ocupadas por “republicanos”. O resto dos eleitos eram todos monarquistas. O povo apoiava, a figura de Dom Pedro II. A monarquia era muito amada, era muito respeitada. O povo tinha orgulho da sua Família Imperial. Bem diferente do cenário que vivemos e sofremos nos dias republicanos atuais.


Alckmin deveria ter vergonha - Por Redação O Antagonista.

Geraldo Alckmin repete FHC (esqueçam o que escrevi) e apela ao eleitor para que esqueça o que disse no passado sobre Lula e o PT. 

Em propaganda eleitoral na TV, o ex-tucano afirma que estão tentando “confundir o povo”.

No Papo Antagonista, Claudio Dantas rebate. “Quem tenta confundir o povo é Alckmin, que se aliou vergonhosamente a quem ele chamava de criminoso. 

Tudo pelo poder!”

sábado, 10 de setembro de 2022

SISTEMA MILAGROSO - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.



Nas mudanças de direção técnica das equipes, é comum a crônica especializada especular sobre qual sistema de jogo o novo treinador traz.

Como se o "professor" fosse possuidor de uma nova fórmula tática "milagrosa", para obter resultados positivos, em curto prazo.

Por outro lado, todo técnico chega ao novo clube com um discurso que os dirigentes gostam de ouvir.

Futebol ofensivo, posse de bola, pressão no campo contrário, ideia moderna de jogo etc,etc,bla,blá, blá.

O texto já está pronto para essas ocasiões.

Falácia pura. Por essa razão, assistimos passagens cada vez mais meteóricas de treinadores à frente dos times.

Com relação aos esquemas "milagrosos", supostamente prontos e acabados, devemos acrescentar o seguinte: nenhum sistema de jogo deve ser uma prisão.

Por mais rígidos que sejam, vão sofrer alterações devido a uma interminável série de razões.

Escuto que linhas (ou blocos) adiantadas são garantias de dominio e iniciativas do jogo.

Pressionar, atacar a bola, recompor com rapidez e marcar o condutor da jogada adversária são ações complementares, obrigatórias. E por aí vai. Além de outros fatores importantes.

Como sempre digo: esquema de jogo não se encontra à venda em supermercado, como um produto embalado e posto na gôndola.

Assim como o futebol não precisa ser enfiado em verdadeiros manicômios táticos da cabeça dos teóricos.

Menos, menos.

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

ALTEZAS - Inglaterra e Brasil - Por Wilton Bezerra, comentarista Generalista.

 

Tudo a ver com o futebol. Os ingleses inventaram o esporte mais popular do Mundo. Os brasileiros o aperfeiçoaram. A Inglaterra perde a sua rainha. O Brasil continua com o seu rei. 

Encontro histórico de suas altezas no Maracanã.

Coisas da República: charutos que foram dados como garantia de empréstimo...viraram fumaça

   Na edição nº 67, do boletim “Herdeiros do Portvir” – publicação da Casa Imperial do Brasil, a coluna "Coisas da República" denunciou que o Brasil financiou (durante os governos Lula da Silva/Dilma Rousseff) obras em Cuba a tendo garantia charutos.

     Alguns leitores acharam que isso era uma piada de mau gosto, uma, “fake News”, acreditando que nossa República tem lá seus defeitos, mas não precisava exagerar. Pois bem, veio a lume a “Ata da Reunião do Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior”, de 26-05-2010, aprovando o empréstimo.

   No item “h” está expresso: “Garantias: fluxos internos de recebíveis gerados pela indústria cubana de tabaco, a serem depositados em “escrow account” aberta em banco cubano” ... Como se sabe, a dívida cubana nunca foi saldada por absoluta impossibilidade de se sequestrarem os charutos, pois esses charutos são produções artesanais que os cubanos vendem para turistas, a fim de sobreviverem na miséria em que está mergulhada a população da ilha-prisão.

   Assim, o governo brasileiro, fiador da tramoia – ou seja, você contribuinte – teve de pagar o calote de Cuba. Portanto nunca duvide da malignidade da nossa República, por mais paradoxal que seja.

(Boletim "Herdeiros do  Porvir nº 69)

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Deus, a vida, a família e os amigos - Postagem do Antônio Morais.


Quando um pássaro está vivo ele come as formigas, mas quando um pássaro morre são as formigas que o comem.
Tempo e circunstâncias podem mudar a qualquer momento, portanto não desvalorize nada em sua vida. Você pode ter puder hoje, mas, lembre-se o tempo é muito mais poderoso que qualquer um de nós.
Saiba que uma árvore faz um milhão de fósforos, mas, basta um fósforo para queimar milhões de árvores. 
Portanto, seja bom, faça o bem, o tempo é como um rio você nunca poderá tocar na mesma água duas vezes porque a água que passou nunca passará novamente. 
Aproveite cada minuto de sua vida e lembre-se nunca busque boas aparências porque elas mudam com o tempo, não procure pessoas perfeitas porque elas não existem, mas, busque acima de tudo alguém que saiba o seu verdadeiro valor.
Tenha quatro amores : Deus,  a vida, a família e os amigos.
Deus porque é o dono da vida, a vida porque é curta, a família porque é única e os amigos porque são raros.

Essa era a mensagem  do dia 07 de Setembro nos meus tempos de escola.

“Os ministros do STF não leram Machado de Assis” - Por O Antagonista.

 

Em artigo na Crusoé, André Marsiglia Santos diz que guardou de Machado de Assis um ensinamento que poderia muito bem ter sido repassado aos ministros do Supremo Tribunal Federal:

“Entre coração e espírito, entre intenção e gesto há, de fato, abismos. E se engana quem, na tentativa de entender o mundo, dedica seu olhar às coisas, e não à tensão e ao abismo existentes entre elas”.

“Não vale tudo em nome da democracia porque a democracia não é um vale-tudo. Não é conciliável a intenção democrática com o gesto autoritário. 

Machado ensinou isso ao menino que fui e ao homem que sou. Poderia muito bem também ter ensinado a nossos fabulosos ministros.

terça-feira, 6 de setembro de 2022

O PODER DA VIOLÊNCIA - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

O som do horário eleitoral me faz refletir sobre a violência que nos assola.

O diabo é que aonde a violência faz morada a justiça não passa nem perto.

Na ausência de uma, a outra se estabelece.

No ambiente nefasto da violência, o jagunço moderno ganha emprego de miliciano.

Sim, porque no tempo do cangaço o jagunço dos poderosos donos de terra fazia vestibular para cangaceiro.

Por sinal, este ramo de "empreendedorismo" da violência junta criminosos, polícia e políticos na sua argamassa.

Todos debaixo de um enorme guarda-chuva de troca de proteção.

Matéria prima constituída de controle e votos, por que não?

Nas ramificação desse circo de horrores, surge o traficante, com o seu exército possuidor de divisões de base.

Como no futebol, recruta-se o jovem para distribuição do caro bagulho.

Esses donos do pedaço decidem até quem deve figurar em suas vizinhanças.

São pavorosos os relatos de julgamentos e expulsões de moradores dos territórios dominados.

Nos "beiços" da justiça, os malvados deitam e rolam.

Na promessa de soluções, as autoridades falam grosso, no início, para depois miar.

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

15 - Era do Império - Por EQUIPE PEDRO II DO BRASIL.


Provavelmente se Pedro d’Alcântara não fosse Imperador do Brasil, se ele não tivesse a responsabilidade de ser alguém que ele nunca quis ser, este amor tão intenso por Luísa poderia ter sido mais brando, mais calmo, talvez passageiro, talvez nem amor se tornaria.

Não era apenas o amor por aquela mulher que os ligava por toda a vida, mas também a possibilidade de Pedro ser ele mesmo, sem avaliações, sem pressões, sem responsabilidades, sem coroa.

Nem que fosse por poucos minutos escrevendo uma carta para a Condessa. Naqueles poucos instantes ele poderia ser ele mesmo e botar para fora todos os sentimentos, todos os carinhos, todas as emoções, todas as dúvidas, todos os medos, toda humanidade que ele escondia na maior parte do tempo como D. Pedro II.

Ironicamente, o imperador que não queria ser imperador e sim um professor ou um intelectual de vida simples, acabou sendo vencido pelo o enorme amor que nutria e crescia por sua terra, sua patria, sua terra-mãe, o Brasil .

Pedro acabou se tornando o maior governante da história do Brasil e o monarca mais culto do século XIX.

Quando morreu no exílio, aos 66 anos, em 1891, seu obituário no jornal The New York Times afirmou que ele “foi o mais ilustrado e o maior monarca do século”.

E realmente foi …

A solidez da monarquia britânica – por Armando Lopes Rafael



   Muitos ficam a se perguntar: por que neste mundo conturbado, confuso, desordenado, e sem visão de futuro (a não ser o caos generalizado) a monarquia do Reino Unido, segue firme e forte?    Eu mesmo, recentemente, me fiz essa pergunta. E relembrei um discurso – feito em 2002, há 17 anos – pela Soberana dos ingleses, Elizabeth II, atualmente com 93 anos de idade, 63 anos como Rainha. 

   Naquela ocasião disse a Rainha Elizabeth: “As instituições nacionais, sobretudo a monarquia e o Parlamento, têm que evolucionar para que as futuras gerações confiem nelas. Quero declarar, sobretudo, minha disposição de continuar, com o apoio da minha família, servindo o povo desta nossa grande nação o melhor possível através de momentos de mudanças no futuro", afirmou a rainha naquela ocasião.

     Elizabeth II destacou que seu país estava orgulhoso de sua "tradição de imparcialidade e tolerância, e a consolidação multicultural da sociedade britânica" E acrescentou: "Somos gente moderada e pragmática, lidamos melhor com a prática que com a teoria. Somos inventivos e criativos. É preciso pensar no número de invenções dos últimos 50 anos e em nosso próspero presente na arte".   

        É verdade.  A monarquia é uma forma de governo orgânica, que continua a evoluir para melhor. Ademais, nas monarquias parlamentaristas, o Soberano é suprapartidário. Arbitra os partidos e as forças políticas com isenção o que garante a primazia para o o interesse nacional. Os Reis, ou as Rainhas, recebem uma formação específica para o cargo desde a infância. Chegam preparados ao poder. Aprimoram-se para o exercício da função da Chefia do Estado.

      Por isso, o Rei é a garantia da preservação dos valores morais da Nação, permitindo a coesão e harmonia sociais. Já nos súditos, o sentimento de orgulho nacional constitui uma força de alma coletiva. E o mais interessante: as monarquias são bem mais baratas do que as perdulárias repúblicas. Não existem nas monarquias o que é rotina nas repúblicas: a substituição dos Chefes de Estado de 4 em 4 anos com as consequentes pensões vitalícias. E, o pior, a crescente corrupção republicana desenfreada, feita para garantir a eleição dos presidentes de plantão, às vezes pessoas despreparadas para a função. 

        Talvez por isso, uma  pesquisa realizada em 2017, na Inglaterra apontou os seguintes números: 65%  dos ingleses pensa que a monarquia deve continuar a existir; 70% pensa que o mundo respeita e admira mais a Grã-Bretanha por causa da monarquia; 65% da população do Reino Unido acha que ainda há espaço para a monarquia nos tempos modernos; 66% acredita que a monarquia ajuda a economia do país.

domingo, 4 de setembro de 2022

APRENDI - Postagem do Antônio Morais

APRENDI :

01 - Que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha.

02 - Que eu sempre posso rezar por alguém quando não posso ajudá-lo de alguma forma.

03 - Que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir juntos.

04 - Que as oportunidades nunca são perdidas, alguém vai aproveitar as que você perdeu.

05 - Que o sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência.

Shakespeare.




sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Que Setembro passe logo - Por Antônio Morais.

 


Que Setembro passe rápido e Outubro venha logo. No inicio do mês, no dia dois o povo tem a opção de fazer a sua escolha. 

A primeira já foi um grande erro, decidir entre Lula e Bolsonaro não podia ter coisa pior, é a predileção pelo crime. Mas é esta a verdade. 

Bolsonaro o presente mostra a resultante de uma republiqueta corrupta e bandida. Lula não precisa  de apresentação ou credenciais o seu passado atesta ser : "O maior corrupto e corruptor da história do Brasl". 

Resta-me comemorar a derrota de um ou do outro. O sofrimento do eleitor, não me causa dó, foi sua escolha, é merecido.

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

SOBRE A ARTE DO FUTEBOL - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.


Se a arte não espanta, não é arte.

É outra coisa.

Sem a arte, a vida do homem seria de um vazio absurdo.

Uma alegoria ao nada.

O que busco no futebol, além de algumas observações táticas, é a arte, a poesia, a beleza.

Sem isso, um jogo de futebol é tomado por um tédio insuportável.

Quando o jogo é ruim, meus pensamentos voam para outros lugares.

Bem sei das fragilidades da beleza.

Minha glicose (sou diabético) dá pulos ornamentais, quando escuto: "O que vale no futebol é o resultado. O mais é irrelevante".

A gestão da bola exige arte, para protegê-la e não utilizá-la à esmo.

Na consecução do passe, o que Ganso e Arrascaeta fazem é poesia, é arte.

As bicicletas de Pedro, do Flamengo, e Rony, do Palmeiras, me arrancaram da poltrona, com um berro fescenino que ecoou por todo o apartamento.

A bola vem pelo alto, prestando-se ao cabeceio. O jogador dá um passo à frente, gira o corpo e, de costas para o gol, dá um salto e pega a bola no ar, com os pés.

Um espanto.

Contorcionismo de trapezista.

A bicicleta no futebol foi inventada por Leônidas da Silva, "O Diamante Negro", em 1932, quando ainda defendia o Bonsucesso, do Rio de Janeiro

Arrascaeta, Ganso, Pedro e Rony são coautores dessa croniqueta.

O velho Nelson sempre teve razão: "O que se espera de um clássico do futebol a uma reles pelada é a poesia".