O comerciante Manoel Siqueira Campos, nascido em Porteiras - Ceará, se estabeleceu no Crato no início do Século XX, após conseguir grande fortuna trabalhando em Triunfo - Pernambuco.
No dia 29 de Setembro de 1919, ele trouxe o primeiro automóvel para o município, comprado em Recife, no Pernambuco, sua chegada fez história na Princesa do Cariri, atraindo muitos curiosos.
Antes disso, criou a primeira "Fábrica de bebidas" da região.
O empresário, por conta própria, construiu os primeiros calçamentos das ruas centrais da cidade e ajudou os flagelados da seca de 1915 que chegavam aos campos de concentração na região. Especialmente no Muriti - Crato.
A praça erguida em sua homenagem resiste ao tempo firme, altaneira e bela, porém o busto em sua homenagem foi retirado, não se sabe que fim levou.
Lamentável.
A pergunta que se faz é : Que empresário atual se preocupa em melhorar a estrutura das ruas da cidade calçando-as e fazendo melhoramentos?
ResponderExcluirOs grandes empresários do Crato de hoje ninguém sabe nem de onde são ou onde moram.
Inclusive nas ruas centrais da cidade só existe um empreendimento dos tantos que existiam há 4 ou 5 décadas atrás: O Armazém Recife da família "Martins de Morais".