Familiares e aliados de Moraes também serão afetados.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a revogação dos vistos americanos concedidos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, bem como aos seus familiares e aliados no tribunal.
De acordo com Rubio, o presidente Donald Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros que estejam envolvidos em restrições à liberdade de expressão nos Estados Unidos.
“O Presidente da República deixou claro que seu governo responsabilizará os estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos”, escreveu Rubio em sua mensagem. “A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos.”
O secretário de Estado finaliza assim: “Portanto, ordenei a revogação imediata dos vistos de Moraes e seus aliados na corte, bem como de seus familiares próximos.”
Apenas três ministros do STF não terão vistos revogados: André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques.
Não é razoável afrontar a maior potência do mundo.
ResponderExcluir