Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 14 de outubro de 2025

Entidade médica alerta: modelo de Lula criou brechas para fraudes e fila no INSS - Por Diário do Poder.

ANMP destaca que o sistema adotado pelo petista enfraquece controle e facilita concessões irregulares de benefícios

Em meio ao agravamento da crise na Previdência Social, o presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Dr. Argolo, fez um alerta em nota enviada ao Diário do Poder: “Só a extinção do ATESTMED irá acabar com a fila do INSS”.

A crítica recai sobre o modelo adotado pelo governo Lula (PT) desde agosto de 2023, que permite a concessão de auxílio-doença com base apenas na análise documental, dispensando a perícia médica presencial.

Para o Dr. Argolo, o modelo ATESTMED abriu brechas para fraudes e gerou uma “demanda artificial por concessões indevidas”:

“Ao substituir a avaliação pericial presencial por simples conferência de atestados remotos, os controles se enfraquecem. Isso torna o sistema vulnerável e incentiva práticas irregulares”, afirmou.

O presidente da entidade destaca que o impacto vai além da fila ao apontar que o tema também está sendo investigado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, instalada no Congresso para apurar fraudes e irregularidades em benefícios previdenciários.

O ATESTMED, segundo Argolo pode ter sido um facilitador para práticas ilícitas, ao afrouxar os mecanismos de verificação dos pedidos.

Revogação urgente e articulação institucional.

A ANMP defende a revogação imediata da portaria que instituiu o ATESTMED, e propõe um modelo que volte a garantir rigor técnico e transparência nos processos de concessão.

3 comentários:

  1. A solução, segundo a entidade, deve ser construída de forma articulada, envolvendo órgãos de controle e instituições.

    “O objetivo final é um sistema funcional, justo, transparente e sustentável. Fora isso, a rotina de crescimento da fila continuará indignando milhões de brasileiros”, conclui Argolo.

    ResponderExcluir
  2. A falência das instituições republicanas no Brasil tem origem nas estruturas funcionais. Outro exemplo de caos é a atual situação dos Correios. A Ré-pública está na UTI em fase terminal l
    E a massa ignara não percebe. Lembra a eleição feita por Pilatos:
    Quem vocês escolhem:Jesus ou o ladrão Barrabás?
    E a massa: queremos BARRABÁS!!!

    ResponderExcluir