Embora, nos dias atuais, não seja mais fabricado, o mosaico, além de ecológico, possui um valor artístico e histórico que merece preservação. O mosaico possui uma superfície de textura lisa. E é um dos traços da cultura do Cariri que nos liga forte e imediatamente à península ibérica. Mas não possui importância apenas europeia, pois sofreu influência dos orientais, via universo moçárabe.
O mosaico vem do processo de fabricação onde a cura se dá na água, sem qualquer processo de queima, que agrida o meio ambiente. Além do mais, o mosaico possui alta resistência ao desgaste. Tem um formato quadrado, de 20 x 20 cm, com acabamento liso e cores firmes, além de ser um produto artesanal, hoje raríssimo. O antigo Palácio Episcopal Bom Pastor (onde hoje funciona a Cúria Diocesana de Crato), ainda conserva pisos de diversos desenhos de mosaicos, fabricados pelo escultor italiano Agostino Balmes Odísio, que residiu em Juazeiro do Norte entre 1934 a 1940.

Antigamente as calçadas das residências eram revestidas com mozaico em respeito e proteção dos pedestres. Hoje as calsadas são revestidas de cerâmicas lisas proporciando facilidades para escorregões e quedas que produzem fraturas nos membros dos humanos.
ResponderExcluir