Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 30 de março de 2023

115 -José Bizerra de Brito - Professor Zuza Bizerra.


Professor José Bezerra de Brito, Zuza Bezerra.

No dia 25.11.1869, Vicente Alves Bezerra, filho de José Raimundo Duarte e Maria Anacleta de Menezes, do sitio Sanharol em Várzea-Alegre se casou com Isabel Pereira de Menezes, filha do Major Eufrasio Alves de Brito do sitio Malhada em Crato.

O casamento se deu na residência do Major Eufrasio Alves de Brito, na Malhada, e foi oficiado pelo pároco Manuel Joaquim Aires do Nascimento - Livro 7 folhas 39. Vicente e Isabel foram os pais de José Bizerra de Brito, professor Zuza Bizerra, uma das maiores glórias de nossa terra.

Um extremado defensor da educação, conselheiro de alma pura e emanada da divindade, cidadão prestimoso cuja campa regamos com as lágrimas da gratidão e da saudade. 

Ninguém da nossa família jamais tomou decisão qualquer sem antes ouvi-lo. Zuza Bizerra é nome do Colégio da Ponta da Serra, distrito de Crato. 

Gabriel de Morais Rego, irmão de Vicente Alves Bezerra casou-se com Joaquina Francisca de Brito, filha do Eufrasio Alves de Brito. 

Deste casamento nasceu uma única filha: Eufrasia de Morais Brito. Portanto Dona Eufrasia era prima carnal do professor Zuza Bezerra.

8 comentários:

  1. Zuza Bizerra casou em primeiras nupcias com Mariquinha, sua prima legitima, filha de Leonarda Bezerra do Vale, irmã de seu pai Vicente Alves Bezerra.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais,
    Oportuna postagem.
    Falar no Prof. Zuza nunca é demais. Você sabe o quanto admiro a memória daquele venerando cidadão.
    Valeu

    ResponderExcluir
  3. Amigo Morais, Mons. nas comemorações dos 25 anos do ginásio foi gravada uma fita de vídeo com uma entrevista com os filhos do professor ainda em vida que foi transformada em DVD. Mandei fazer uma cópia para mim, mas não prestou. Copiei só o som num CD. Nesta gravação Zelo fala bastante sobre seu pai. Quando Mons. Há tempo venho pensando em fazer uma matéria sobre o professor Zuza e irei me utilizar deste seu material, inclusive já copiei a foto. Pouca gente aqui sabe quem foi José Bizerra de Britto, Nem sabe que ele nasceu aquí mesmo , na Malhada, onde foi professor e que foi proprietário do sítio ou fazenda Ponta da Serra.

    ResponderExcluir
  4. Antonio.

    O Zelo era uma figura. Convivi muito com ele, era humilde, semples e bom.

    ResponderExcluir
  5. O professor Zuza Bezerra tinha 25 tios legítimos da parte paterna. Ele se orgulhava de afirmar que tinha mais de 120 primos legítimos em Várzea-Alegre.

    ResponderExcluir
  6. Aquele que ensina uma arte, uma atividade , uma ciência, uma língua, aquele que transmite conhecimentos ou ensinamentos a outrem.

    ResponderExcluir
  7. Quando meus avós paternos (Manoel Leandro Bezerra e Glória Maria de Jesus (depois Bezerra) se casaram em 1998 foram morar na Malhada, tomando conta de uma propriedade do primo Vicente Alves Bezerra. Esta informação foi dada por sua filha Ana Leandro quando contava com 102 anos. Meu pai Antônio Leandro era afilhado do professor Zuza Bezerra, o qual ele admirava muito e gostava de falar da bondade e sabedoria do padrinho Ilustre.

    ResponderExcluir
  8. Muito orgulhoso de ser neto do Professor Zuza Bizerra, cidadão do bem, de irretocável moral.

    ResponderExcluir