Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 4 de setembro de 2023

165 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Fatico Fiúza precisou fazer uma viagem de cinco dias a Fortaleza. Muito organizado tratou de fazer as recomendações devidas tanto para os caseiros da cidade como para os da Fazenda Buenos Aires.

Fático tinha um Jumento de Lote de muito valor. Vivia preso numa vazante de capim de planta verdinho, porém não tinha bebedouro dentro. Todo dia era pratica mandar banhar e dar água ao animal de estimação. Fatico deixou esse serviço sob a responsabilidade do Pé Vei. Recomendou dez vezes: Olhe Pé Vei, você traz o jumento pelo cabresto até a cacimba. Tem dia que ele entra e bebe no poço, mas tem dia que ele cisma de não entrar. Quando ele cismar não adianta você tentar forçar, ele não vai entrar mesmo. Então você dar água com a cuia.

Fatico viajou e na volta, cinco dias depois, a primeira coisa que fez foi procurar Pé Vei para saber noticia do Jegue. Pé Vei, você deu água ao jumento? Ora se não, respondeu. Ele entrou bom danado para beber no poço? Entrou nada! E Como foi que você deu água pra ele? Com a cuia. E a cuia não estava no armazém e eu levei a chave comigo pra Fortaleza. Pé Vei, bem inocente: "Ai, foi"!

O jegue quase se lasca de sede cinco dias sem beber água.


7 comentários:

  1. Pé Véi chegou para Fatico e pediu o dinheiro para ir ao barbairo fazer a barba. Fatico disse: Pè Véi eu não troxe dinheiro para o sitio,não sabia que ia precisar, mas tire fiado que amanha eu lhe dou o dinheiro e voce paga. Pé Véi diz: dá certo não, já estou devendo. Pois procure um barbeiro que voce não deve, rapaz. Pé Véi encerra a conversa dizendo: apois me dê o dinheiro da passagem para Lavras ou Farias Brito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Essa história confirma aquele velho dito popular: "A mentira tem pernas curtas!" E nesse caso ela teve pernas curtíssimas, pois durou apenas os 5 dias de viagem do patrão! Outra coisa que devemos observar é o fato de que não adianta tentar enganar para agradar alguém, se você não pode fazer algo que lhe pediram não tente camuflar a realidade mostre o serviço que você realmente sabe fazer! E nunca se mostre tão concordante, melhor ainda não mostrar-se um bajulador quando se trata de superiores, resumindo: seja o que você é e pode de fato ser! (Gilmar Dantas)

    ResponderExcluir
  3. Gilmar.
    O Pé Véi era tão puro que na maior inosência disse: " Ai foi". Grande Pé Vài.

    ResponderExcluir
  4. Não conheci o personagem "Pé Veio", mas sei de muitos causos e estórias suas. O Antonio se Vêra, casado com minha prima Aparecida, conta várias delas.

    ResponderExcluir
  5. Do cruzamento de um jumento com uma égua nascia um burro ou burra. Naquele tempo quem tinha um burro para ir à feira, tinha 50 quartas de arroz no paiol, dez vacas no curral era rico. Não por esses bens, mas porque não devia um vintém a ninguém.

    ResponderExcluir
  6. Esse pé veio era uma figura.ouvi falar que ele ficou doente e falaram pra ele ir tomar soro no hospital.elefalou:já tomei todo o soro do leite das vacas de fático e não fiquei bom.vou tomar soro de hospital ..

    ResponderExcluir