Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 16 de dezembro de 2023

358 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



No final da década de 40 do século passado, Joaquim José Vieira, Joaquim Piau,  viajava de Várzea-Alegre para Fortaleza e na passagem pelo Icó um padre sentou-se na poltrona do lado.

Conversa vai, conversa vem, o fato é que ao chegarem em Fortaleza o padre se despediu dizendo: Gostei muito do senhor, gostei muito da sua conversa, o senhor é um homem muito sábio e bem informado.
O senhor é  de onde?
Joaquim Piau respondeu: de Várzea-Alegre!

Então, o padre exclamou : Terra de povo besta, passou 40 anos rezando para um santo diante da imagem de outro. Aquela polêmica da confusão  São Raimundo que era São Braz. São Braz que era Santo Ambrósio  que a igreja  nunca  demonstrou interesse em explicar.

Aí, Joaquim Piau respondeu pausadamente, de modo educado e quase teatral para o vigário. "E os mais bestas eram os padres que eram quem tiravam as rezas".


4 comentários:

  1. Por um bom tempo estarei postando essas frases de pessoas prestimosas de nossa terra e colocando a historia da frase e como ocorreu. É bom conhecer a historia.

    ResponderExcluir
  2. Raimundo Bitu, Padin, tinha uma grande admiração por sua terra e não gostava das chateações do povo do Cedro sobre Várzea-Alegre. Um dia nós estamos na barreira próxima à pista quando passou oito cegonhas carregadas de carros. Meu pai observou aquela quantidade de carros e num gesto de gozação disse: tai meu filho, se o povo de Cedro quiser vê uma coisa dessa natureza tem que vir para Várzea-Alegre.

    ResponderExcluir
  3. É ISSO MORAIS SERIA IMPORTANTE SABERMOS O QUANTO MAIS DETALHES POSSIVÉIS SOBRE OS NOSSOS CONTRASTES. UM PATRIMONIO IMATERIAL DE IMENSO VALOR. SE POR ACASO ALGUÉM SOUBER DETALHES DESSE OU DE OUTROS FICAREI GRATO QUE ME SEJA REPASSADO.

    claudiosousa40@hotmail.com ou claudiojosesousa@Gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Meu bisavô Joaquim Piau, sempre com suas grandes histórias.

    ResponderExcluir