Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

375 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Da esquerda para direita - Dr. Dario Batista Moreno, Dr. Aírton Castelo Branco, Otacílio Correia, Dr. Lemos, o esposo da juíza a época, Hamilton Correia, governador Parcifal Barroso e o deputado Joaquim de Figueiredo Correia nosso ilustre conterrâneo.

História da eleição de 1958.

A história política de Várzea-Alegre é também muito bem humorada, tem passagens interessantes que devem ser lembradas aos mais jovens e a quem interessar possa. Peço permissão para falar um pouco do Dr. Dario Batista Moreno, homem honrado, de decência esmerada, de uma cultura admirável e exímio orador. Eleito prefeito nas eleições municipais de 1958 pelo PSD administrou com zelo e honestidade nossa cidade de 1959  até  se desligar do cargo para  assumir  o ministério publico, sendo  substituído pelo vice-prefeito José de Ginu.

Na primeira apuração do pleito sagrou-se vencedor José Gonçalves de Carvalho. Levantou-se suspeita de violação e adulteração de umas urnas dos distritos. Num reduto eminentemente "Pessedista" não poderia haver uma urna sem votos para o partido. Dizem que as referidas  urnas haviam sido conduzidas a sede do município pelos senhores José  Gatinha e Valdir de Dudu e, todos os sufrágios foram fraudados em favor do  candidato José Gonçalves de Carvalho.

A justiça anulou as urnas, e, corrigido o erro inverteu-se o resultado. Dr. Dario foi o grande vencedor. Como falei o Dr. Dario Moreno era um exímio orador e não gostava dos discursos de alguns vereadores cheios de "prumodes, nos entretanto e por assim dizer".

O Deputado Joaquim de Figueiredo Correia veio a Várzea-Alegre inaugurar uma escola que até hoje leva seu nome. Na véspera Dr. Dario foi a casa do vereador comunicar que a reunião era uma simples solenidade e que não precisava de nenhum discurso.

Quando a comitiva chegou ao local o vereador mandou o verbo dizendo: Excelentíssimo senhor prefeito de "Vágea-Alegre Daro Moreno”, ilustre deputado compadre Joaquim Figueiredo, eu não tenho palavras!

Dr. Dario afastou o microfone e disse:  amigo, palavra você tem. O que você não tem é vergonha!

Foi uma risada só do público presente..


Um comentário:

  1. Se algum leitor de Varzea-Alegre tem conhecimento destes fatos traga o seu comentario, agregue valor a historia. Vamos saudar esses benfeitores da nossa terra reconhecendo os seus valores.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir