Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

391 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Postagem Antônio Morais.

Casal Jocel Batista e Dona Luizinha.

O tabelião João Francisco, jogava baralho com alguns amigos, quando chegou Leví de Sá Maria, que tinha um grau de juízo no mesmo nível da sua irmã Francisca, Chichica.

Leví pegou um tamborete e sentou atrás de João para aperuar o jogo. De repente começou a falar besteiras:
Eita! Qui num tem quem tome essa partida de seu João.
Essa é nossa.
Seu joão já tá armado.
João tentando se livrar do inconveniente falou:
Leví vá olhar se eu estou lá na esquina.
Leví respondeu : SÓ SE FOR AGORA!

Levantou-se foi até a esquina da casa de Jocel Batista, passou um tempo por lá e quando voltou  disse:
Seu João, eu fui oiá, mais o Sinhô num tava lá não. Eu inté preguntei a seu Jocel, mais ele disse qui num tinha visto o Sinhô não.

Sentou-se novamente no tamborete e começou com o mesmo lenga-lenga.
João Francisco falando mais sério disse:
Leví, vá olhar o que é que a sua mãe tá fazendo.
O peru puxou o tamborete e falou: SÓ SE FOR AGORA!
Voltou dizendo:
Seu João. Sabe o que qui mãe tava fazendo?
Sei não.
Apois ela tava catando pioi im Francisca minha irmã.

Sentou novamente no tamborete e deu sequência ao discurso de loucuras.
João já um tanto aborrecido disse:
Leví. vai dar o monossilabo, vai! SÓ SE FOR...

Deu uma pequena pausa e continuou – ADISPOIS QUI EU VIRAR BAITOLA.

VIU SEU JOÃO?

Mundim do Vale.


4 comentários:

  1. Amigo Raimundinho, ri demais com esse causo. Impagável.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. EITA DOIDO SIM FRESCO KKKKK
    LEVI ACAVALO NUM BEM-TIVI; ESSE ERA NAO.

    ResponderExcluir
  3. Mundim.

    O levi pra tudo tinha uma lera. Como diz o Claudio: Levi acavalo num bem-ti-vi. "Amadeu acavalo em seu Dirceu". ETC

    Muito bom causo. Vou perguntar ao João Francisco se ele lembra a proeza do Levi. Me encontro com ele todo dia em Crato.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Em VA só tem doido sabido.....kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Quase me mijo de tanto achar graça....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir